Segundo dia de reunião da diretoria executiva da CSPB, em Brasília, foi marcado pela importante palestra ministrada pelo analista político Antonio Augusto de Queiroz (Toninho)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) participou do debate sobre a conjuntura da política nacional nesta quarta-feira, 14, em Brasília. A importante palestra ministrada pelo analista político, Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A palestra foi divida em partes, sendo debatidas a política econômica, política social, assuntos ligados ao congresso nacional e senado federal e a política sindical e trabalhista adotada no Brasil.
Dentre os assuntos tratados no debate sindical, alguns extremamentes importantes para a categoria como previdência publica e privada, negociação coletiva, registro sindical, criação e ratificação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) que aconteceu no ultimo dia 17.
De acordo com o presidente do Sinplalto e diretor de assuntos Educacionais da CSPB, Hely Aires, diversos assuntos de grande importância para o servidor público foi debatido. “Alguns companheiros trataram de temas que requer muita reflexão dos participantes da reunião, até porque ainda não está sacramentado a conquista da federação para trabalhar em conjunto com a CSPB. A diretoria eleita tem um prazo de 120 dias para definir os rumos da entidade, o conselho de representantes também definiu que uma comissão formada por membros ligados as centrais NSCT, Força Sindical, UGT,CGTB,CTB indicaram membros para ajudar nos trabalhos da diretoria provisória. Por isto, temos que refletir muito tudo que foi debatido nesse encontro”, destaca.
Diap
O Diap é uma entidade que faz o acompanhamento da atuação de deputados e senadores no Congresso Nacional e assessora entidades sindicais com informações sobre a tramitação de matérias de interesse do mundo do trabalho e projetos de interesse do movimento sindical, entre outras atividades do parlamento. O Diap atua de forma intensa e permanente no Congresso Nacional em favor das reivindicações consensuais da classe trabalhadora. Fiscaliza a atuação dos parlamentares e edita publicações dando conta das suas opiniões, atitudes, comportamentos e votos com relação aos interesses dos trabalhadores.