Enquête realizada pelo site do Sinplalto aponta a preferência do funcionalismo público por 15 cadeiras no Legislativo.
Os servidores públicos municipais aprovaram a decisão dos vereadores em aprovar em primeiro turno o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município (PELOM) nº 004/11 que fixa em 15 o número de vereadores que Araxá terá a partir de 2013. A enquête realizada pelo site do Sinplalto, na última semana, já apontava a preferência do funcionalismo público por 15 cadeiras no Legislativo. O projeto, aprovado pela Câmara na última terça-feira, 12, altera o artigo 25 da Lei Orgânica do Município (LOM) aprovado por nove votos a um.
Mais de 28% dos servidores que participaram da enquête consideraram 15 vereadores a quantidade ideal de representantes na Câmara, a partir de 2013. Em segundo lugar na preferência dos servidores, ficou o número 10 com 15, 25%. Já 13, 56% das pessoas que participaram consideravam 17 vereadores a melhor representatividade para um município do porte de Araxá.
De acordo com recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MP), o Poder Legislativo teria que fixar o número de vereadores através de votação em plenário até 30 de setembro próximo, um ano antes do pleito municipal de 2012. Para isso, é preciso respeitar o limite constitucional que para municípios que têm entre 80 mil e 120 mil habitantes, como Araxá (quase 95 mil), é de 9 a 17 vereadores.
Como projeto de emenda à lei orgânica do município aprovado, o novo número de vereadores, 15, passa a valer a partir da próxima legislatura, quando os reeleitos ou eleitos assumirem as vagas disputadas nas eleições municipais de 2012.