Presidente do Sinplalto, Hely Aires, e o assessor sindical da Fesempre, Afonso Donizete, prestigiaram o evento
A diretoria reeleita do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento (Sisems) tomou posse na última semana no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. O evento contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, o assessor sindical da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), Afonso Donizete, do prefeito Wesley De Santi de Melo, do vereador Marcelino Marra(PSD), do secretário de Administração Jose de Anchieta, além de um grande número de servidores.
O Sisems teve sua diretoria reeleita com mais de 98% dos votos validos, sendo 92 a favor e um contra. O presidente Wanderlei Camargos foi eleito para um novo mandado e continua no cargo nos próximos três anos. Ele assumiu o sindicato em 2009 e encontrou um sindicato somente de gaveta, apenas com um livro de ata e um estatuto, sem filiados. O sindicato conta atualmente com 201 inscritos no quadro de sócios. O sindicato possui vários convênios, presta assessoria jurídica aos associados, tem uma sede em funcionamento e também já realizou vários cursos em formação profissional.
De acordo com Wanderlei, a estrutura que o Sisems possui hoje não seria possível sem o apoio do presidente do Sinplalto e secretario de Fesempre, Hely Aires. “O Hely foi quem deu total apoio para primeiro abrir uma porta como referencia para atender o servidor. Na época ele disse: “sindicato tem que ter referência, tem que ter identidade”. E foi assim que fizemos. Hoje somos referência”, destaca o presidente reeleito.
Segundo o presidente do Sinplalto, Hely Aires, participar da posse do amigo e sindicalista Wanderlei é uma honra e uma grande vitória da classe. “Esperamos que daqui há três anos possamos colher frutos maiores em torno de conquistas e vitórias em nome da classe. Sacramento é uma cidade diferenciada já que o funcionalismo público é regida pelo regime celetistas, o que facilita bem as questões jurídicas. Os servidores de Sacramento tem uma arma poderosa para negociar já que a legislação facilita as negociações. O Sindicato de Sacramento deu um grande passo em se estruturar e, agora, deve partir para as grandes conquistas.”
O assessor sindical da Fesempre Afonso Donizete, em discurso, disse que era uma grande responsabilidade prestigiar a posse do sindicalista Wanderlei e sua diretoria. “Desde que o Sisems filiou a Fesempre, sempre foi um sindicato atuante. O companheiro Wanderlei merece nosso respeito em prestigiar este evento. É uma obrigação nossa representar o presidente Aldo Liberado que como sempre colocou a federação está a disposição do sindicato e seus filiados. O Sisems é modelo em crescimento já que a três anos atrás não tinha nem portas aberta para seus associados.”
O prefeito Wesley De Santi de Melo diz que é importante a administração municipal andar em sintonia com sindicato. É importante a administração andar em sintonia com sindicato. O Sisems tem que atuar em nome e na defesa dos servidores, isto e salutar, pois o importante é termos um diálogo permanente. Prova disso, é que discutimos o plano de cargo e salário com a participação de uma comissão com membros indicados pelo sindicato. Esperamos contar sempre com a família dos servidores claro que, às vezes, vamos falar não, mas pretendemos sempre sentar a mesma mesa para dialogo, mesmo com as divergência administrativa que existir.”
Para o vereador e sindicalista Marcelino Marra(PSD) o sindicato com a administração de Wanderlei e sua diretoria deu exemplo que o sindicato atuante pode fazer e muito pela categoria. “O Sisems sempre esta vigia aos projetos de lei que dizem respeito ao funcionalismo publico municipal, inclusive, colocou-se a disposição para estudar o projeto de cargo e salário e, caso fosse necessário, apresentar emendas que favoreça toda classe.”