O advogado José Oswaldo da Silveira assume provisoriamente o cargo do sindicalista, Hely Aires, que preside a comissão provisória do PRB em Araxá
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) terá novo presidente durante o período eleitoral. O vice-presidente do sindicato, advogado José Oswaldo da Silveira, assume provisoriamente o cargo ocupado pelo sindicalista, Hely Aires, que preside a comissão provisória do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Araxá. O objetivo é dar autonomia e transparência nas ações que o sindicato promoverá para debater com os candidatos a prefeito e a vereadores as propostas e o programa de governo para a categoria.
O Sinplalto têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Além disso, promove atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento sindical dos associados e organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão fornecidos em agosto do ano passado, a administração municipal constou na sua folha de pagamento 1.431 (37,6%) servidores efetivos e 2.378 (62,4%) contratados. Um total 3.809 somente no quadro da Prefeitura Municipal de Araxá.
De acordo com Hely, o afastamento do sindicato é devido sua militância política. “Todos sabem na minha participação na política araxaense. Atualmente estou presidindo provisoriamente uma legenda partidária e vamos participar efetivamente da campanha majoritária e proporcional. Para não envolver o Sinplalto nessa questão política e permitir que a entidade possa sentar com os candidatos e debater as propostas para a categoria, decidimos afastar do cargo, mesmo não sendo uma obrigação da Legislação Eleitoral, já que não sou candidato a nada. Na verdade eu tenho alguns meses de férias e vou utilizá-lo durante esse período eleitoral. A nossa intenção é que o sindicato tenha autonomia para promover ações e eventos onde os nossos servidores públicos terão a oportunidade de conhecer os programas de governo de cada candidato.”
Segundo Hely, o Sinplalto adquiriu mais respeito, confiança e representatividade dos servidores nos últimos anos. “O trabalho realizado no sindicato é hoje reconhecido pela grande maioria da nossa categoria. Além disso, temos respeito de todas as autoridades da nossa região e representatividade dentro da nossa federação e confederação. O Sinplalto é atualmente uma instituição respeitada e nada melhor que zelar por isso, através de desvincular a instituição qualquer ligação política durante o período eleitoral. Tenho certeza que o José Oswaldo representará muito bem o servidor nesses próximos três meses.”
José Oswaldo ressalta que o trabalho do Sinplalto nesses três meses será debater com os candidatos as propostas para o setor. “Estamos em um momento muito importante da política local e para ter condição de cobrar do próximo prefeito, temos que sentar com cada candidato e discutir as necessidades da categoria. Todos têm a consciência da defasagem salarial dos servidores públicos, da situação dos aposentados do Iprema, enfim, muitas das nossas reivindicações têm sido destacadas nesses últimos anos. Agora, queremos saber o programa de governo que cada um apresentará para a classe. Somos mais de 4 mil servidores, podemos decidir uma eleição municipal, e temos que fazer ser ouvido nesse importante momento para o futuro político da nossa cidade”, destaca.