Delegação dos sindicatos dos servidores públicos do Alto Paranaíba estão presente no maior seminário já realizado pela CSPB
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento (SISEMS) e o Sindicato dos Servidores Públicos de Campos Altos (Sintraspsa), representantes dos municípios do Alto Paranaíba, participam do maior evento voltado para a categoria já realizado em todos os tempos. O 23º Congresso Nacional da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil reúne delegações de todos os estados brasileiros, entre os dias 19 e 23 de novembro, em Luziânia-GO.
O evento conta com debates de temas de extrema relevância para a categoria e com as eleições da nova diretoria da CSPB, que contará com chapa única “Um mundo melhor é possível… Através da luta!” A CSPB trabalha para que este seja o maior e mais importante congresso já realizado pela Confederação, pelo número de participantes e pela qualidade que terão as discussões nas comissões temáticas. Isto porque, em fato inédito, os representantes das federações filiadas e sindicatos vinculados participaram de oficinas, realizadas entre os meses de julho e novembro, alcançando cerca de 600 dirigentes do movimento sindical dos servidores.
“Tenho duas grandes expectativas. A primeira do ponto de vista estrutural e organizativo, que avaliamos estar acima do esperado. A segunda está na correspondência de qualidade dos debates compatível com o trabalho bem planejado. Grande parte dos delegados participou de oficinas sobre os temas em pauta, na fase inicial do Programa de Formação Político-Sindical e Social da Confederação Estamos, quando debateram as teses guias. Tudo indica que vamos superar em tudo, porém, quanto mais positiva é a expectativa de tudo dar certo, dá aquele nozinho no estômago. Mas se houver alguma falha, assumiremos o ônus”, destaca o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.
Otimista de primeira hora, como ele mesmo afirma, o presidente da Comissão Organizadora do 23º Congresso, Mauro Zica Júnior, destaca a preparação do evento. “Tudo foi muito bem organizado, desde a pauta de discussão até os momentos de confraternização; todas as delegações confirmaram as presenças; muitas autoridades também confirmaram presença na solenidade oficial. Estamos com tudo pronto a dois dias do Congresso e a eleição será tranquila e no horário previsto”, afirma, com a experiência de quem participa ativamente dos congressos da CSPB desde 1990.