Evento foi realizado em forma de Plenária, sendo divididas por seis temas (Plenárias Temáticas) pela Executiva Nacional da Central.
A convite do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais (Siticop), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) participou do VI Congresso Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). O evento realizado entre os dias 7 e 9 de julho passado, no Hotel Holiday Inn, no Parque do Anhenbi, em São Paulo, contou com a presença de mais 800 delegados sindicais, sendo 250 sindicatos, 6 federais, 1 federação, 25 estados e 100 municípios.
O VI Congresso foi realizado em forma de Plenária, sendo divididas por seis temas (Plenárias Temáticas) pela Executiva Nacional. O objetivo foi debater com os delegados, autoridades e especialistas os assuntos levantados, além de sugerir adendos e destaques às teses. Os temas em debates foram: 1-) Projeto Nacional de Desenvolvimento; 2-) Democratização do Estado; 3-) Seguridade Social e Saúde do Trabalhador; 4-) Condições de Trabalho e Educação; 5-) Internacional; e 6. Organização Sindical.
De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, um dos grandes destaques do evento foi à participação dos sindicatos dos servidores públicos municipais. “A presença de sindicatos dos servidores em um congresso nacional da CGTB me deixa bastante otimista em relação ao crescimento da categoria. O conhecimento e a qualificação adquirida nesses encontros fortalecem muito nosso sindicato e, consequentemente, resultará em ganhos para os servidores públicos. Hoje, o Sinplalto está filiado a Força Sindical, mas recebeu o convite para estar filiando a CGTB que vem fazendo um ótimo trabalho em prol dos servidores.”
Segundo Hely, após as divergências nacionais dentro na entidade serem sanadas, o Sinplalto poderá conversar sobre a possibilidade de filiação a CGTB. “O congresso marcou um momento de crescimento do sindicado no setor publico já que a CGTB, também faz parte do grupo de trabalho que prepara o estudo de reconhecimento da convenção 151 da OIT e as alterações que serão votadas pelo congresso nacional. Ficamos muito satisfeitos em participar desse grande evento, uma oportunidade única de crescimento.”
Delegação de Minas Gerais
A delegação de Minas Gerais saiu da cidade de Uberlândia em ônibus fretado e contou com 25 trabalhadores da base do Siticop. No final do congresso, os participantes elegeram novamente Antonio Fernandes dos Santos Neto para o cargo de presidente do CGTB e o Edmilson Antonio de Assis e Cosme Nogueira, como diretores da entidade.