Presidente do Sinplalto, Hely Aires, e o presidente do SISEMS, Wanderlei Camargos, participaram do evento
Membros das diretorias executiva e regional, além dos coordenadores da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) estiveram presentes no primeiro de debate para definirem os assuntos a serem abordados no 8º Congresso Interestadual da Fesempre. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e secretário interestadual da Fesempre, Hely Aires, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sacramento (SISEMS) e diretor da Fesempre, Wanderlei Camargos, participaram do encontro.
O presidente da Federação, Aldo Liberado, fez abertura dos trabalhos, e convidou a vice-presidente Áurea Isidoro, secretária Geral, Neves Martins, o tesoureiro, Martin Santos, a vice-presidente da Bahia, Lucia Helena, e o secretário interestadual, Hely Aires, para coordenar e secretariar os trabalhos. Aldo deixou franca à palavra para que todos os escritos pudessem apresentar temas e sub-temas para a realização do VIII congresso da Fesempre que será realizado nos dias 16,17 e 18 de agosto próximo, no Sesc de Venda Nova.
A vice-presidente Lucia Helena sugeriu que os temas fossem os seguintes “Sindicato autônomo é Sindicato Estruturado”; O reflexo da terceirização do serviço público na luta Sindical, como lidar com esta realidade, o que federação pode fazer”; Assédio moral e sexual no serviço público”. A diretora Galdina de Contagem sugeriu o tema “O papel do Sindicalismo nas políticas públicas municipais.” Ainda sobre o tema, o assessor sindical, Afonso Donizete, sugeriu como tema principal “Eleições de 2012, pela ética e moralidade na política”. O tema foi bastante discutido já que é apropriado para o ano, pois teremos eleições municipais.
O companheiro Ivan Marques de Contagem sugeriu o tema “O esporte como política pública municipal nas entidades sindicais”. Acácio de Pompeu falou que sobre o tema “Aposentadoria especial”, que deverá ser um tema a ser debatido no congresso. O companheiro Rubens de Três Maria, falou que o tema Dissídio Coletivo dos servidores públicos municipais e unificar os estatutos dos servidores. O diretor financeiro da fesempre, Martin dos Santos, sugeriu o tema “Servidor Publico quem o regulamenta”. O secretario intersindical Hely Aires apresentou o tema “A implantação de programas de segurança do trabalho e saúde ocupacional no serviço publico municipal”
Outros assuntos também foram sugeridos pelos participantes do encontro. Além de debaterem os temas a serem tratados no congresso, a reunião em Belo Horizonte tem como objeto o plano de atuação para o biênio 2012/2013, orientações jurídicas e trabalhistas. O encontro tem continuação nesta terça-feira, 8. Serão discutidas a participação da Fesempre nas eleições de 2012; o plano de atuação para o biênio 2012/2013, dentre outros assuntos.