Servidores apontam o debate televisivo como a melhor forma de modificar o pensamento dos eleitores
Enquanto de um lado não há pesquisas e nem provas científicas de que eleições possam ser alteradas por conta dos debates na televisão, de outro, há inúmeros estudos, novos e antigos, sobre o impacto do fator “imagem” no inconsciente coletivo. De acordo com a enquête realizada pelo site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), 61,6% dos servidores acreditam os debates televisivos com o fator que mais influencia a decisão dos eleitores. 30,4% apontam as propagandas eleitorais como determinante e 8% indicam o partido político.
O fatídico debate exibido entrecortado pelo Jornal Nacional, entre Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva, durante as eleições de 1989, até hoje é considerado um marco quando se fala da importância do confronto televisivo nas vésperas do confronto nas urnas. A versão editada, diferente da exibida durante a manhã na emissora, é considerada como parte essencial da vitória de Collor naquele ano.
Em termos concretos, até hoje não se conseguiu provar que, em níveis locais e regionais, os debates televisivos modifiquem de forma significativa o pensamento do eleitor. De acordo com a cientista política Luciana Santana, da equipe do Diário Data Associados, o debate na TV exerce influência maior somente nas eleições nacionais, enquanto que nas esferas locais o poder de mudança seria bastante reduzido. “O aspecto principal do debate de hoje é captar votos dos eleitores ainda indecisos ou que se encontram confusos em relação a alguma proposta de governo”, acredita.