Defender sempre a bandeira do servidor. Essa é uma das pautas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Câmaras e Autarquias do Planalto de Araxá (Sinplalto) que participou de uma conquista histórica para o funcionalismo do município neste dia 30 de novembro. A Prefeitura de Araxá protocolou o projeto de lei do Novo Estatuto para o Servidor Municipal na Câmara de Vereadores.
A Prefeitura renovou o estatuto depois de 47 anos com a contribuição do Sinplalto. O Sindicato esteve representado pelo presidente Hely Aires e pela diretora de Saúde do Trabalhador, Juliana Guaraldo Diniz, em uma comissão de trabalho nomeada em janeiro através de publicação no Diário Oficial do Município de Minas Gerais (DOMA) e que contou com representantes da Prefeitura.
Hely Aires destaca mais sobre o trabalho realizado que resultou em um estatuto mais moderno e objetivo. “Nós fizemos um plano de ação onde apresentamos à Administração tudo aquilo que a gente entendia como valorização para o servidor. A Prefeitura não contestou. Muito pelo contrário, recebeu bem e houve um diálogo. Não teve nenhum embate nesses seis meses de estudo entre a Administração e o Sindicato”, relata o presidente.
Ele aproveita para agradecer todo o empenho da diretoria do Sinplalto para esta conquista, em nome da pessoa do vereador Evaldo do Ferrocarril, atualmente um dos diretores do Sindicato. “Queremos aproveitar o momento para agradecer também a administração que deixou de lado todas as questões políticas e trouxe para a negociação. O servidor deixa de ser massa de manobra de político mal-intencionado. Recebe um estatuto que vai normatizar, regularizar e organizar sua vida funcional. Quando foi implantado em 1974, a prefeitura tinha 600 funcionários, hoje esse número passou para 4500 servidores, na qual 2500 são concursados. É uma emoção. Estamos aprovando o estatuto para o próximo ano e para as próximas gerações”.
O projeto segue para tramitação na Câmara Municipal com a expectativa de ser votado ainda nesse ano. “Nós vamos fazer valer agora o novo estatuto onde o servidor precisa ser mais valorizado e respeitado. Estou feliz por estar prefeito e poder ter protocolado esse novo estatuto para o servidor. Isso é só um primeiro passo. A gente falou em valorizar o servidor público. Agora o próximo passo é o Plano de Cargos e Salários”, conclui o prefeito.
Este e um momeno histórico para categoria e quero agradecer em especial todos nossos diretores Sinplalto, Marlene Apolinário, a Secretária Vanilda Gonçalves a Diretora de Saúde do Trabalhador Juliana Guraldo e a Diretora Adjunta Terezinha de Fatima Carvalho, Estiveram no ato do protocolo do projeto.
Com Caio Aurelinao