Presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que os sindicatos da região precisam se unir e criar um movimento regional em prol da categoria
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) garantiu apoio jurídico e sindical para o início das atividades do Sindicato dos Servidores Públicos de Campos Altos (Sintraspsa). A primeira assembleia aconteceu no último sábado, 14, e contou com a participação de cerca de vinte servidores que prometeram trabalhar em prol da categoria. O sindicato já conta com mais de 200 filiações e vai promover no próximo mês a eleição para a escolha da nova diretoria.
A presidente do Sintraspsa, Jaqueline Osmarina Lopes de Paula, diz que a luta está apenas começando. “Essa foi apenas a nossa primeira assembleia e estamos satisfeitos com o número de servidores presentes, pois sabemos da perseguição que existe do prefeito municipal as pessoas que estão se filiando ao sindicato. Mas já estávamos preparados para essa situação e, isto, só nos motiva para continuar trabalhando em prol da categoria. Tenho certeza que a partir de agora nossas ações vão se intensificar e o sindicato vai se fazer ouvido através dos meios legais que é a Justiça e o Ministério Público.”
De acordo com a presidente, a primeira assembleia foi bastante positiva. “Nós apresentamos os documentos que confirmam o registro do sindicato no Ministério do Trabalho. Portanto, hoje somos órgão autorizado para a defesa do servidor público municipal e temos que ser respeitados por todos. Nosso mandado esta para vencer e vamos preparar uma eleição com apoio do Sinplalto e da Fesempre, vamos formar uma chapa forte para a eleição da diretoria do sindicato e já temos bons nomes que serão essenciais nessa batalha que estamos iniciando.”
Segundo Jaqueline, o apoio do Sinplalto será fundamental para o sindicato. “Ficamos muito satisfeito com a declaração do presidente do Sinplalto, Hely Aires. Esse suporte jurídico e sindical que foi nos oferecido será muito importante. A gente não têm experiência, não sabemos tudo sobre a legislação, e com o apoio do Sinplalto e da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), a qual estamos nós filiando, vamos dar um passo fundamental em busca dos direitos dos servidores.”
Hely afirma que essa união dos sindicatos da região é extremamente necessária. “Conhecemos a realidade dos servidores da região e temos que unir todos os sindicatos para juntos ter mais força para reivindicar na Justiça os direitos dos servidores. Em alguns municípios, por exemplo, a prefeitura nunca pagou 13º salário e férias, a servidores contratados isto é um absurdo, uma situação que não podemos aceitar. Também temos a questão da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que coloca em risco o trabalhador. Enfim, o nosso objetivo é expandir esse apoio do Sinplalto a todos sindicatos do Alto Paranaíba e do Triangulo Mineiro para juntos criarmos um movimento bem maior em prol da categoria”, destaca o presidente do Sinplalto.” Com o apoio da Fesmpre.
O Sintraspsa também já definiu a sua filiação junto a Fesempre uma visita a entidade esta marcada para ainda dentro do mês de maio afirmou Jaqueline.