Administração municipal tema até o próximo dia 7 de julho para homologar o processo seletivo
Os servidores públicos municipais não acreditam que a Prefeitura de Araxá realizará a homologação do concurso público até o próximo dia 7 de julho, três meses antes do pleito eleitoral. 63,3% das pessoas que participaram da enquête realizada pelo site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) não acreditam que a administração municipal vai oficializar o resultado do processo seletivo dentro do prazo estipulado em ano eleitoral. Apenas 36,97% acreditam na homologação e que o municipio cumprirá o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público para manter no máximo em 30% o número de servidores contratatos no quadro de pessoal.
Como houve um grande número de empates na pontuação final dos candidatos, a administração municipal está realizando sorteios para a definição da classificação geral que se iniciaram no dia 22 de junho e encerram-se no próximo dia 14 de julho. Os concursados podem ser nomeados pelo município em substituição aos contratados independentemente do período eleitoral se o concurso for homologado até o próximo dia 7 de julho. As ações judiciais e os TACs realizados são feitos com o município de Araxá e não com os gestores específicos. Os que foram feitos na administração anterior e na atual, foram, são e continuarão a ser válidos para esta e as futuras administrações.
O assessor municipal Jurídico, Jonathan Renaud de Oliveira, explica que a previsão é fazer a homologação do concurso público assim que for realizado o último sorteio de desempate marcado para o próximo dia 14. “Esperamos que a homologação aconteça em uma semana no máximo depois do último sorteio, quando serão computados todos os dados e lançados para uma listagem final. E então, vamos homologar o resultado em meados deste mês”, afirma. Segundo ele, o processo de nomeação dos concursados será iniciado de forma gradativa. “Eu acredito que será pelo vencimento dos contratos, assim, vamos nomeando os concursados para manter realmente essa transição de forma suave e tranquila, para evitar transtorno para a administração e o cidadão que depende desta.”
A prefeitura deve abrir novos concursos públicos se o número de vagas do atual não for suficiente para atender o quadro de pessoal. Imediatamente será necessária a realização de um novo concurso público e é isto que será verificado a partir da homologação deste concurso, com os dados que serão fornecidos pelo município, acerca do número de funcionários contratados e concursados que foram chamados, para verificar se há uma regularidade ou não da situação de contratação junto à Prefeitura de Araxá.