“A nossa luta, a luta de todas as categorias, é por um plano de cargo e salário”, afirma o presidente do Sinplalto, Hely Aires.
A Câmara Municipal de Araxá esteve mais uma vez tomada por servidores municipais na reunião ordinária da última terça-feira, 11. Mesmo com a informação que o prefeito Jeová Moreira da Costa havia retirado o Projeto de Lei 163/21011, que instituía o adicional por produtividade para médicos e dentistas da prefeitura, servidores e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ara´xa e Região (Sinplalto) levaram faixas para o plenário e demonstraram a insatisfação com o projeto de produtividade proposto pela administração municipal.
Com os banners “Não somos diferentes. Não queremos privilégios. Igualdade para todos, sem diferenciação. Somos todos servidores municipais da Saúde”; “Chega de formulas para valorizar nosso trabalho. Anos e anos de estudo e até agora só promessas. Queremos um Plano de Cargo e Salário digno. Menos Política, Menos Promessas e Mais respeito!”; “Projeto de Lei 163/2011 é inconstitucional. Respeitem a Lei Orgânica e a Constituição Federal. Pela União da Categoria. Uma Valorização de TODOS os servidores”; Isonomia Salarial e Plano de Cargo e Carreira. Uma Forma de Justiça Para Todos”, os servidores se mostravam a favor de um novo projeto.
Na semana passada, a vereadora Lídia Jordão pediu vistas do projeto com o objetivo de que alguma nova resposta fosse dada as reivindicações apresentadas num Fórum Comunitário e no plenário da Casa da Cidadania. Com a retirada do projeto, a vereadora afirmou que foi uma atitude correta do Executivo. “Vejo como uma atitude mais adequada. Pedimos vistas semana passada no sentido de o prefeito se sensibilizar para a causa de todos os servidores da saúde. Aquele projeto trazia questões que não estavam corretas dentro do que se pretende realizar em termos de valorização dos servidores da saúde”.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, ressalta que o projeto sendo retirado é uma vitória de todos, mas a luta é, na verdade, pelo Plano de Cargos e Salários. “Depois de duas semanas vitoriosas para a categoria, estamos encaminhando nossas propostas para que o prefeito possa reconhecer a necessidade de valorização do servidor e mesmo que em cima da hora enviar o projeto para tramitação na Câmara. Sabemos que o prefeito Jeová está estudando um novo projeto de produtividade, mas nós vamos mostrar a nossa proposta que é o Plano de Cargos e Salários. É a única coisa que vai resolver o problema de todo servidor público.”