Depois de 10 anos sem festejar a data, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) promoveu evento no último dia 1º de novembro.
“A Força do Servidor”. O nome da chapa eleita para a gestão 2013/2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), presidida pelo pedagogo, técnico em segurança do trabalho e técnico em contabilidade, Luís Carlos dos Santos, também tem sido a proposta de trabalho do funcionalismo público no município mineiro. O sindicato comemora nesse mês de novembro um ano de filiação a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e festejou na última sexta-feira, 1º, depois de 10 anos sem comemorar a data, o Dia do Servidor do Público (28 de outubro). Mais de 3 mil servidores compareceram a sede campestre da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Familiares dos trabalhadores também participaram e transformaram a festa em um grande evento.
Campeonato de truco e futebol foram as atividades de entretenimento do evento. Churrasco, distribuição de lanche, cachorro quente, pipoca, refrigerante, café e picolé fizeram a festa da criançada. Nos quiosques e na piscina, servidores, familiares e colegas de trabalharam se reuniram e festejaram durante todo dia. Para uma grande festa, uma grande premiação. Três motos e um carro 0 Km foi sorteado entre os servidores filiados a SSPMU. A diretoria não mediu esforço para a realização da festa que contou com recursos próprios e patrocínios de parceiros do sindicato.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e Diretor de Comunicação Social da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Hely Aires, representou o presidente da Nova Central Estadual, Antônio da Costa Miranda da Estadual, e o presidente da Nova Central Nacional, Jose Calixto Ramos. Hely entregou ao presidente do SSPMU, Luis Carlos, uma camisa da Nova Central e o quadro com o Certificado de Filiação da entidade a NCST. “A atual diretoria do SSPMU está consolidando esse grande sindicato como referência no Triangulo Mineiro. A diretoria de hoje é unida, por isto, o resultado aparece e os servidores estão satisfeitos com o trabalho realizado. A Nova Central Sindical tem orgulho de ter em seu quadro essa importante entidade sindical de Minas Gerais”, destacou Hely em seu discurso.
O assessor sindical da Fesempre, Afonso Donizete, representou o presidente da federação, Aldo Liberado, e o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos. Afonso parabenizou a diretoria do sindicato pelo trabalho que vem realizando, principalmente, de resgatar as festividades do servidor municipal. “A Fesempre e a CSPB está a disposição da entidade para qualquer projeto em benefício ao servidor uberabense”, ressaltou.
Hely destacou em seu discurso que os servidores e trabalhadores têm que lutar contra o projeto de Lei 4330/2004 e a terceirização. Ele conclamou os vereadores presentes para debater com sindicato e sociedade esses polêmicos temas e cobrar dos representantes federais e estaduais, que também estavam presentes, apoio às causas dos servidores. O servidor também agradeceu prefeito de Uberaba, Paulo Piau, pelo relacionamento que vem tendo com o funcionalismo público e enalteceu o trabalho do SSPMU, reconhecendo a legitimidade da entidade que trabalha em nome da classe.