![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/evento-do-dia-do-trabalho-promovido-pela-forca-sindical-em-2008-1285169562411_615x300-1.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/evento-do-dia-do-trabalho-promovido-pela-forca-sindical-em-2008-1285169562411_615x300-1.jpg)
Festa da Força Sindical chegou a 800 mil, segundo a Polícia Militar.
Quase 1 milhão de pessoas prestigiaram as comemorações do Dia do Trabalho promovidas pelos sindicatos dos trabalhadores no último dia 1º de Maio. Com shows de cantores conhecidos no cenário nacional, a festa da Força Sindical atraiu mais visitantes que a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Tanto a comemoração da CUT como a da Força Sindical têm como atrações shows musicais com cantores renomados no cenário nacional e a presença de políticos de vários partidos. Os líderes sindicais aproveitaram a festa para fazer reivindicações em prol dos trabalhadores.
Os principais pedidos são o fim do fator previdenciário, usado como cálculo das aposentadorias dos brasileiros; a redução da jornada de trabalho sem impacto no salário dos trabalhadores; isenção do Imposto de Renda sobre o PLR (Participação nos Lucros e Resultados); e, no caso da CUT, o pedido do fim da contribuição sindical, que sai diretamente dos salários dos empregados.
O presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, destacou a importância da luta dos brasileiros em favor dos direitos trabalhistas. “Nesse dia, fazemos shows, mas também temos que buscar melhores condições de trabalho. Temos que manter essas questões, sobre o fator previdenciário e a participação nos lucros, e também insistir na redução dos juros bancários, que ainda são muito altos para o trabalhador brasileiro.”
Minas Gerais
Várias cidades de Minas Gerais comemoraram o Dia do Trabalhador. Muitas com shows, prestação de serviços, exposições de carros, feiras de artesanato e pesca esportiva para a população. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, diversas apresentações e sorteios de brindes no Camaru, no Bairro Pampulha, destinadas tanto aos adultos quanto às crianças.
Uberaba
As comemorações ao 1º de maio foram antecipadas. As atividades foram realizadas no domingo, 29, e contaram com a presença de muitos servidores. Cerca de 30 sindicatos participaram das comemorações do evento. Abaixo-assinados foram feitos pelos servidores e os documentos serão encaminhados ao congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e outros órgãos.
Patos de Minas
A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer ofereceu aos moradores da cidade, no Alto Paranaíba, shows, competições esportivas e pescaria na Lagoa Grande e no Galpão do Produtor Rural. Além disso, a população apreciou uma exposição do Clube do Fusca, a 2ª edição do Palco Móvel e a feira de artesanato promovida pela Associação das Fiandeiras e artesãos de Patos de Minas (AFIAP).
Araxá
A data foi comemorada com a Minimaratona do Trabalhador. As inscrições foram feitas nas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) até uma hora antes da largada.
Nova Serrana
A Prefeitura, da cidade do Centro-Oeste do estado, realizou Festa do Trabalhador desde o dia 27 de abril. Foram cinco dias de competições esportivas, rua de lazer, shows e rodeio, tudo gratuito. Na segunda-feira (30) teve show com Eduardo Costa. Neste dia também foi realizado a tradicional Rua de Lazer na Praça Jardins do Lago com prestação de serviço de todas as secretarias municipais, brinquedos, picolés, atrações musicais e competições esportivas.