O objetivo é mobilizar todo o quadro geral da Prefeitura de Araxá para que a administração municipal conceda os benefícios proposto no projeto de lei 036/2012 para toda a categoria.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) realizará protestos pacifico neste sábado, 17, às 9h, entre a rua Presidente Olegário Maciel e praça Governador Valadares, e domingo, 18, ás 9h, na tradicional Feira do bairro Urciano Lemos. A manifestação foi solicitada pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde durante a reunião realizada na sede do Sinplalto nesta quinta-feira, 15. O objetivo é mobilizar todo o quadro geral da Prefeitura de Araxá para que a administração municipal conceda os benefícios proposto no projeto de lei 036/2012 para toda a categoria, independente da classe.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, destaca que o momento é unir a categoria. “A administração municipal vem tentando dividir a classe desde 2009, através de projetos de produtividade para poucos profissionais. A pedido dos próprios servidores da saúde a nossa luta está sendo estendida para todo o quadro geral de servidores da Prefeitura de Araxá. A nossa reivindicação é para que a administração municipal conceda os benefícios proposto no projeto de lei 036/2012 para toda a categoria. Queremos a um Plano de Cargo e Salário, a reforma da lei 1.288/74, a reforma da lei 2.360/90, a negociação da Data Base e a criação de um projeto de lei de produtividade.”
De acordo com Hely, como 2012 é um ano eleitoral e preciso unir toda a categoria. “Temos que faze valer nossa Lei Orgânica que criou a Data Base. Além disso, temos que estar unidos para ouvir os candidatos a prefeito para analisar os planos de governo e também o que pensam a respeito do funcionalismo público. A Prefeitura tem uma previsão orçamentária acima de R$ 225 milhões e uma folha de pagamento que não chega a 38% do limite previsto em lei. Portanto, podemos exigir um salário digno, que não esteja defasado, e respeito com toda classe. Apos a efetivação dos concursados teremos mais de 3 mil servidores efetivos e o município tem que ter planejamento para proporcionar uma estabilidade para essas famílias.”
Segundo o sindicalista, o servidor deve se respeitado. “Queremos sentar e negociar com o prefeito Jeová. Uma negociação de respeito entre as partes. Sabemos nos limites financeiros do município, mas também temos consciência que o orçamento do município permite um reajuste para todo o quadro. Convidamos todos os servidores e a população araxaense para acompanhar a reunião da Câmara Municipal na próxima terça-feira, 20. O momento de reivindicar é agora. Temos que criar uma grande mobilização. A indignação da categoria é grande e as consequências podem ser enormes”, alerta Hely Aires.
Vereador Suplente
O vereador suplente, Dr. Welliton Cardoso, servidor público concursado, esteve presente na reunião desta quinta-feira, 15, na sede do Sinplalto. Ele demonstrou está motivado na tentativa de unir toda categoria de servidores municipais e buscar um reconhecimento de toda classe e não somente os servidores da saúde. De acordo com Welliton, a mobilização da categoria será levada aos vereadores da Câmara Municipal. “Vamos conversar com os representantes do meu partido no Legislativo e solicitar o apoio daqueles vereadores que tenho uma boa relação na Casa.”