Depois de vários anos atuando como secretária na primeira sub-sede do sindicato, Marta Elisa Magalhães deixa o cargo para seguir outros caminhos profissionais
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) promoverá algumas mudanças na sub-sede em Serra do Salitre. Depois de vários anos atuando como secretária na primeira sub-sede do sindicato, Marta Elisa Magalhães fdeixa o cargo para seguir outros caminhos profissionais. Marta, que solicitou seu pedido de desligamento do sindicato no último dia 4 de agosto, teve uma papel extremamente importante na condução dos trabalhos realizados pelo sindicato na cidade e na mobilização dos servidores nas diversas mobilizações promovidas em prol do funcionalismo público local. Serra do Salitre é a primeira sub-sede do Sinplalto. A prefeitura conta com aproximadamente 500 servidores, a Câmara Municipal com 5 servidores e o Instituto de Previdência com 05 servidores e pouco mais de 70 aposentados e pensionistas.
O Sinplalto tem trabalhado efetivamente em prol dos servidores de Serra do Salitre. O sindicato teve uma participação importante nas principais manifestações do quadro de funcionalismo público nos últimos anos, como por exemplo, o atraso no pagamento do 13º salário em 2012. Outra participação importante do Sinplalto em Serra do Salitre foi o trabalho em prol da revisão salarial do servidor em 2011 e a revisão do Piso Nacional de Educação.
Além disso, o sindicato teve participação decisiva junto ao Instituto de Previdência de Serra do Salitre para o ressarcimento integral dos descontos feitos irregularmente nas gratificações, férias e 13º dos servidores nos últimos anos. O acordo viabilizado pelo do Sinplalto beneficiou 326 funcionários públicos municipais do quadro efetivo, sendo 323 da prefeitura e 3 da Câmara Municipal. Os valores pagos somaram mais de R$ 500 mil e é considerado um marco na história política do município e a maior conquista do servidor serralitrense.