Fórum Técnico foi realizado pela Assembleia Legislativa em Araxá e contou com a presença de representantes de escolas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, o assessor educacional da Fesempre, Dr. Silverio Prado, o Diretor Regional da Fesempre, Gilson Frota, e o vereador Mateus Vaz (DEM)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) participou do Fórum Técnico Segurança nas Escolas “Por uma Cultura de Paz” realizado nesta quinta-feira, 25, na Pousada Dona Beja. O evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reuniu entidades, promotores, autoridades políticas estaduais e municipais, além de representantes de escolas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O encontro pretende discutir ações para estabelecer segurança em escolas públicas e privadas de todo Estado.
O evento foi uma iniciativa do Deputado Estadual Bosco que preside a Comissão de Educação e Ciência e Tecnológica. Mais de 52 municípios e 400 delegados setoriais, dentre eles, o presidente do Sinplalto, Hely Aires, debateram sobre a importância da integração das ações e programas a serem implantados. Ao todo, os delegados elegeram 10 propostas prioritárias para a segurança nas escolas. As propostas serão apresentadas no Fórum Estadual que acontece em Belo Horizonte, em outubro próximo.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que o objetivo foi apresentar um grande número de propostas para que as dez melhores fossem levadas para o Fórum Estadual. “Felizmente, tivemos boas propostas selecionadas e que serão muito bem avaliadas no evento estadual. Tivemos outras propostas, como a criação da Lei de Responsabilidade Social do Estado de modo a estabelecer compromissos e diretrizes de investimento, visando à qualidade social para uma cultura de paz, apresentada pelo nosso companheiro Roberto, presidente do Sindicato de Guaraciama, que representou a Fesempre, que não foi selecionada.”
Segundo Hely, a proposta apresentada não pode ficar deixar de ser apresentada no Fórum Estadual. “Solicitei por ocasião do nosso Congresso aos filiados de Araxá e Teófilo Otoni a reapresentação da mesma proposta, pois a considero inteligente e muito importante para a Educação que queremos; decidi, também, reapresentá-la e defendê-la no Encontro em Contagem”, destaque Hely. A Fesempre também foi representada pelo diretor regional, Gilson Frota.
De acordo com o deputado estadual Bosco, a violência, dentro e fora das escolas, é uma realidade em Minas Gerais, tanto em escolas públicas, quanto em particulares. “O objetivo do encontro é promover uma ação conjunta entre as comissões Educação, Ciência e Tecnologia e a Comissão de Segurança Pública, que tem como presidente o deputado João Leite, para realizar um trabalho junto às escolas e aos educadores através desses fóruns em todas as regiões do Estado. A intenção é buscar informações sobre cada região e conhecer a realidade de cada uma, além de boas experiências já implementadas em escolas, conselhos e entidades que atuam nessas regiões”, destaca.