![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DSC06085.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DSC06085.jpg)
Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) esteve em Araxá visitando as obras do Sest/Senat
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, entregou um oficio ao presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clesio Andrade, durante sua visita as obras da unidade do Sest/Senat na última semana. Clésio esteve em Araxá para participar de um evento com deputados petistas e aproveitou a oportunidade para visitar a unidade, localizada na av. Olavo Drumonnd. O Sinplalto pretende promover uma parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para beneficiar os servidores municipais filiados ao sindicato.
O Sest Senat são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte. As instituições surgiram em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e das entidades sindicais. A CNT, com o apoio legal, ficou responsável pela criação da instituição e, desde então, organiza e administra a instituição. Na área social, o Sest Senat é responsável por gerenciar, desenvolver e apoiar programas que prezam pelo bem-estar do trabalhador em áreas como saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. Na área educacional, o foco se volta a programas de aprendizagem, que incluem preparação, treinamento, aperfeiçoamento e formação profissional.
Segundo o senador, foram investidos cerca de R$ 20 milhões na construção da unidade do Sest/Senat em Araxá, que deverá ser inaugurado entre os meses de março e abril próximo. “Ainfra-estrutura do Sest/Senat em Araxá está praticamente pronta. Viemos aqui para uma vistoria no Sest/Senat e ficamos bem satisfeitos com o que vimos. Estaremos brevemente entregando este novo espaço que vai representar uma nova conquista para a cidade e a região. É um local voltado para o trabalhador da área de transporte com atendimento médico, odontológico e oftalmológico, fisioterapia e psicologia, além da formação profissional e desenvolvimento dos motoristas. Também é dotado de quadras poliesportivas, piscina e ampla área de lazer.”, explica o senador.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, fez parte da comitiva que recebeu o presidente da Confederação Nacional dos transportes Clésio Andrade e aproveitou a oportunidade de visitar e conhecer as modernas instalações da unidade. “Ficamos impressionados com a estrutura do Sest/Senat. A unidade conta com gabinetes odontológicos, salas de informaticas, teatro, salas de aulas para cursos profissionalizante, além de uma belíssima estrutura de lazer com campos de futebol, piscina, restaurante, bar e quiosques. Araxá ganhará muito com esta unidade que vai promover a integração da categoria, lazer para a família, serviços de saúde, capacitação e qualificação, dentre outros benefícios.”
Hely lembra que as ações de responsabilidade social evidenciadas pelas atividades administradas pelo Sest já atingiram mais de 47 milhões de pessoas em consultas médicas, odontológicas e atividades de promoção social. “O Senat já capacitou mais de 10 milhões de pessoas em programas de treinamento e formação profissional. Temos que parabenizar o senador Clésio Andrade pelo excelente trabalho realizado e esse grande legado que ele deixa para a sociedade em geral. Uma estrutura como o Sest/Senat promove inúmeros benefícios para a população.”
Segundo Hely Aires, o Sinplalto, como entidade representativa dos servidores públicos municipais de Araxá e mais nove municípios, sendo eles Nova Ponte, Pedrinópolis, Pratinha, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra, São Roque de Minas, São Gotardo Serra do Salitre e Tapira (representando aproximadamente mais de 10 mil servidores e 8 mil dependentes) pretende fechar uma parceria com Confederação Nacional do Transporte (CNT). “Queremos buscar uma parceria para que nossos filiados e dependentes possam usufruir da prestação de serviços e do lazer com a magnitude da obra construída no nosso município. A justificativa é simples. Nossos governantes municipais ainda não preocuparam com o lazer e com a saúde do servidor publico e nossa entidade ainda não tem uma estrutura que atenda a demanda. Portando, colocamos o Sinplalto como parceiros e queremos agregar ao trabalho da unidade do SEST/SENAT, através de benefícios que serão oferecidos a classe do trabalhador.”