Presidente em exercício do sindicato, José Oswaldo da Silveira, esteve reunido com o gerente da Agência do Correio, Rivair Conceição de Paula, nesta quarta-feira, 11.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), José Oswaldo da Silveira, recebeu a visita do novo gerente da Agência do Correio de Araxá, Rivair Conceição de Paula, nesta quarta-feira, 11. O objetivo do encontro foi uma proposta de parceria para beneficiar aos servidores municipais de Tapira que desejam transferir suas conta salários para o Banco Postal. Desde janeiro passado, mais de 6 mil agências próprias dos Correios de todo o país atendem seu público em parceria com o Banco do Brasil, oferecendo diversos serviços, como abertura de contas, depósitos, acolhimento de propostas de empréstimos, pagamentos, consultas de saldos e extratos e pagamento de benefícios do INSS.
O servidor público que recebe pagamento em conta-salário pode pedir a transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. Com o prazo maior para a entrada em vigor do benefício ao funcionalismo público, os estados e municípios podem oferecer por mais tempo o atrativo dos pagamentos aos servidores na hora de leiloar as folhas às instituições financeiras. De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário.
O presidente em exercício do Sinplalto, José Oswaldo da Silveira, o sindicato analisará a proposta. “De acordo com a nova regra, os bancos estão investindo em estratégias diferenciadas para manter ou aumentar o número de clientes. Com a livre opção bancaria, os servidores poderão optar pela aquela instituição que oferece melhores condições. Mas, com essa possibilidade de parceria entre o sindicato e um banco, no caso os Correios, o nosso poder de negociação aumenta e podemos requerer ainda mais benefícios para a categoria, como por exemplo, serviços e produtos customizados. Receber salário do funcionalismo público significa, para os bancos, receber dinheiro certo todo mês, possibilitando às instituições financeiras o oferecimento de seus produtos e serviços de qualidade. É isso que estamos visando com essa parceria, melhorar o atendimento das instituições financeiras para a nossa categoria.”
De acordo com o gerente da Agência do Correio de Araxá, a parceria deve gerar diversos benefícios para os servidores. “O município conta atualmente com uma cooperativa de crédito e uma casa lotérica que atende os servidores que recebem pela Caixa Econômica Federal. Muitas pessoas têm que se deslocar até Araxá para receber seus pagamentos ou realizar outro serviço pelo Banco do Brasil. Com essa parceria com o Sinplalto, poderemos oferecer outros serviços para os servidores municipais, como por exemplo, consultas de saldos e extratos e pagamento de benefícios do INSS”, explica Rivair.