Sindicato pretende implantar Plano de Saúde Prontomed e Plano Odontológico Odontoprev no município e promoverá uma assembleia com servidores da educação para discussão do piso nacional
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) começa a planejar ações a serem realizados em 2014 nos municípios que compõe a base do sindicato. O presidente do Sinplalto e assessor de comunicação da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Hely Aires, esteve em Serra do Salitre na última semana e esteve reunido com os vereadores Carlos Aberto Pereira e Elio Luis dos Reis para debater projetos do interesse do funcionalismo local. As principais reivindicações da categoria é cumprimento do Piso Nacional da Educação e a implantação do Plano de Saúde Prontomed e do Plano Odontológico Odontoprev no município.
Hely também esclareceu as dúvidas dos vereadores a respeito da Lei Nacional que aumentou o tempo de licença para gestantes após o parto. Um projeto de lei municipal para ampliar a licença de 120 dias para 180, conforme prevê a lei nacional, deverá ser apresentado pelos vereadores. O presidente do Sinplalto ainda atendeu vários servidores na sede do sindicato, alguns deles com reclamações sobre perseguição política, assédio moral, transferência a revelia do servidor, dentre outros. As denuncias serão apuradas pelo sindicato e as medidas serão tomadas em defesa dos direitos dos servidores. Alguns servidores que ocupam cargo de motorista também procuraram o sindicato para tratar de assuntos relativos aos cargos que ocupam.
Segundo Hely, ma assembleia para debater o Piso Nacional da Educação poderá ser realizada ainda neste ano. “Para assuntos relacionados a Educação temos a consultoria da Dr. Marlene Gonçalves, especialista em Fundeb e uma das profissionais mais respeitadas no Estado. Vamos tentar marcar uma assembleia ainda neste ano para tratar do assunto e encontrar as soluções que podemos tomar para que o Piso Nacional da Educação seja cumprido e que o rateio da verba do Fundeb aconteça corretamente. A implantação do Plano de Saúde Prontomed e do Plano Odontológico Odontoprev no município é um projeto que pretendemos implantar em 2014. Vamos fazer uma reunião com os servidores para saber a demanda que temos e tentar viabilizar esse projeto”, destaca.
De acordo com ele, a visita a sub-sede foi bastante aproveitada. “Já tinha um tempo que não víamos em Serra do Salitre devido os nossos compromissos na Nova Central e a negociação da Data-Base dos servidores em Araxá. Agora, tivemos a oportunidade e pudemos conversar com os nossos companheiros servidores e realizar uma reunião no Legislativo. Vamos fazer um trabalho intenso com os servidores da educação através da nossa companheira no sindicato Janaina Pereira e a implantação dos nossos plano ficará de responsabilidade das nossas colaboradoras no sindicato funcionaria Aline Martins e a Marta, responsável pela sub-sede Serra do Salitre. Vamos intensificar nossas ações no município porque o prefeito foi eleito com voto do servidor e tem que começar a cuidar dos interesses da classe”, ressaltou o presidente do Sinplalto.