Alguns direitos dos vereadores são a apresentação de emendas à Lei Orgânica do Município (LOM)
Não são raros os exemplos de quem promete na campanha eleitoral o que não poderá cumprir caso sejam eleitos. Em “santinhos”, nas redes sociais ou no corpo a corpo, candidatos a vereador tentam conquistar votos com promessas de aumento, reajuste salarial e outros projetos voltados para os servidores públicos. Mas, a categoria parece não acreditar. 73,85% dos servidores não acreditam em promessas de campanha eleitoral. Somente 26,15% consideram que os projetos poderão ser cumpridos em caso de eleição dos candidatos.
De acordo com o manual do vereador, desenvolvido pelo programa Interlegis – órgão ligado ao Senado Federal -, é dever do parlamentar comparecer às sessões e reuniões das comissões, se dedicar ao trabalho, dar atenção aos eleitores e cobrar transparência da administração, com a publicação de balanços das contas públicas municipais. Ao eleger um vereador, a população dá uma procuração para o político. A cidade tem de ter a medida do homem, por isso é importante que o povo escolha os melhores. O poder é o espelho da sociedade.
Alguns direitos dos vereadores são a apresentação de emendas à Lei Orgânica do Município (LOM), o julgamento do prefeito de vereadores em determinadas infrações político-administrativas e a sugestão de indicações. O parlamentar deve pressionar o prefeito até resolver o impasse. O parlamentar deve trabalhar as ações locais, de acordo com o Plano Diretor e o Estatuto da Cidade.