Mais de 80% das pessoas que participaram da enquête realizada pelo site do Sinplalto gostaram das decisões das urnas.
Uma diferença de apenas 184 votos na eleição majoritária. O prefeito Jeová foi reeleito com 23.397 votos, 41,71% dos votos válidos. O Deputado Federal Aracely de Paula (PR), teve 23.213 votos, 41,39%. A menor diferença da historia de Araxá. A Câmara Municipal teve uma grande renovação. Cinco candidatos conseguiram se reeleger, quatro foram vereadores em outras legislaturas ou suplentes e seis entram pela primeira vez no Legislativo.
Uma eleição difícil, acirrada. Uma diferença de apenas 0,32% na disputa pela prefeitura. Mas, o resultado das urnas agradou grande parte do funcionalismo público. De acordo com a enquête realizada pelo site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), 80,37% dos servidores aprovaram o resultado das eleições. Já 19,63% não gostaram da decisão das urnas. O número surpreende. O segundo mandato consecutivo do prefeito Jeová inicia com a confiança dos servidores, mesmo daqueles que não tiveram sua preferência no processo eleitoral.
Marcílio Faria, o Marcílio da Prefeitura, que foi eleito vereador pela primeira vez, é servidor público concursado e há 12 anos trabalha na administração municipal. Além dele, Roberto do Sindicato; José Domingos; Alexandre dos Irmãos Paula; Sargento Amilton; César Romero (Garrado); Eustáquio Pereira; Junhinho da Farmácia; Pezão; Fabiano; Romário do Picolé; Miguel Junior; Mauro do Detran; Farley Cabeleireiro e Professor Cachoeira são os vereadores eleitos.
Segundo o presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que o resultado da enquête reflete o sentimento da população. “Eleição encerrada é palanque desmontado. A cidade estava dividida entre dois candidatos e o prefeito Jeová teve a maioria dos votos, consequentemente conquistou a reeleição. O resultado da enquête do Sinplalto prova que a eleição municipal já ficou para trás. Agora, é cobrar do prefeito os projetos e os compromissos firmados com a categoria durante a campanha, que inclusive foi protocolado pelo sindicato na Justiça Eleitoral.”
Hely destaca que a expectativa é por uma administração municipal melhor que desses últimos quatro anos. “Queremos o servidor realmente valorizado. Queremos uma cidade melhor. O próprio prefeito Jeová disse que percebeu durante a campanha algumas falhas cometidas e que pretende corrigir. O nosso trabalho é auxiliar e apontar ao poder público as reivindicações da categoria. Agora, temos um servidor de carreira eleito na Câmara Municipal. O Marcílio será mais um canal de comunicação entre o sindicato e os poderes constituídos. Certamente, o servidor público saiu mais fortalecido dessas eleições.”