O prefeito adiantou também que o empresário Alex Ribeiro atuava como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Betim é o novo secretário de Planejamento e Gestão.
A dedicação e o empenho do ex-secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jorge Borba, na negociação da Data-Base do Funcionalismo Público Municipal conquistou a grande maioria dos servidores. De acordo com a enquête realizada pelo site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), 92,23% dos servidores acreditam que a exoneração pode interferir na negociação. Apenas 7,77% apontam que o pedido do ex-secretário não afetará o acordo entre a administração municipal e o sindicato.
Jorge Borba alegou problemas de saúde para solicitar sua exoneração do cargo no último dia 18 de maio. Em todas as conversas da negociação da Data-Base, o Jorge Borba demonstrou dedicação e empenho para apresentar uma contraproposta que tivesse dentro das condições do município e que atendesse o servidor público. Um amplo estudo foi feito por ele, algo que nenhuma outra administração tinha feito anteriormente. A Prefeitura de Araxá encaminhou a contraproposta da pauta de reivindicações da Data-Base do Funcionalismo Público Municipal no dia 21 de maio, três dias depois do pedido de exoneração.
O documento assinado pelo prefeito Jeová Moreira da Costa atende grande parte das reivindicações da categoria, mas não define um percentual de reajuste imediato da remuneração salarial e do cartão vale alimentação, principais reivindicações da classe. O presidente do Sinplalto, Hely Aires, ressalta que os servidores terão a oportunidade de analisar e apreciar toda a contraproposta apresentada pelo prefeito Jeová. “Vamos realizar uma assembleia geral na próxima para que os servidores possam aprovar, reprovar ou sugerir uma nova contraproposta da categoria. Claro que ficamos um pouco decepcionado com a proposta encaminhada pela administração municipal, mas vamos aguardar o posicionamento dos servidores.”
Novos Secretários
O prefeito Jeová Moreira da Costa adiantou na última semana que a vice-prefeita Edna Castro passa a assumir a secretaria de Saúde e o empresário Alex Ribeiro, a pasta de Planejamento e Gestão. Eles entram nos lugares de Luiz Fernando Alves e Castro, filho da vice-prefeita, que estava à frente da secretaria até março passado e teve que ser exonerado por força judicial e Jorge Borba que pediu exoneração no cargo por motivos pessoais.
O prefeito adiantou também que o empresário Alex Ribeiro atuava como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Betim é o novo secretário de Planejamento e Gestão. Ele trabalhou aqui no município como assessor especial de Gabinete e tem a confiança de Jeová. “O Alex Ribeiro aceitou o desafio da gente avançar com a Cidade Tecnológica e fazer esse choque de gestão que é exigência do Ministério Público com o objetivo de se profissionalizar e buscar uma equipe com muita eficiência para o servidor público”.