O professora e vereadora Leni Nobre(PT), entrou com projeto de Lei na ultima reunião terça-feira dia 22 que estabelece critérios para que o município possa aceitar a municipalização da Educação com o projeto Mãos Dadas. O projeto oriundo do governo estadual já foi tema de fórum comunitário na Câmara Municipal, o governo estadual pretende através da Municipalizar as Escolas Estaduais, a proposta do Governo do Estado, foi lançado sem qualquer abertura de diálogo com a comunidade escolar.
Ademais, não prevê a discussão e apreciação pela Câmara Municipal de Araxá. Sabemos que referida mudança afetará a todos os envolvidos, ou seja, pais, alunos, profissionais da educação e toda população de forma direta ou indiretamente. Portanto, além de uma melhor discussão, é preciso que haja esta interação entre as partes envolvidas, discussão, transparência, publicidade, bem o cumprimento de determinados requisitos estabelecidos neste Projeto de Lei, haja vista que terá consequências para toda comunidade de Araxá, afirmou a parlamentar .
O projeto de Lei apresentado Estabelece critérios para a absorção da gestão do ensino fundamental das escolas públicas estaduais pelo Município de Araxá que absorção da gestão de Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais pelo Município de Araxá dependerá de Manifestação de Interesse do Município de Araxá em assumir a gestão do ensino fundamental das Escolas Estaduais com sede em Araxá; e ainda estabelece um Processo de consulta prévia junto à comunidade escolar das Instituições de Ensino a serem municipalizadas; outro ponto do projeto municipal e a aprovação de lei de autoria do Chefe do Poder Executivo, para garantir a municipalização o projeto foi encaminhando as comissões para o parecer jurídico e técnico e após isso será levado ao plenário para discussão e aprovação ou não dos parlamentares municipais .