Carta aberta da comissão de servidores formada por professores adjuntos da Secretaria Municipal de Educação
Reunião entre o Sinplalto e uma comissão formado por servidores da Educação realizada na Câmara Municiapal, em maio passado.
A inserção da Educação Infantil na Educação Básica, como sua primeira etapa, é o reconhecimento de que a educação começa nos primeiros anos de vida. A Lei de Diretrizes Básicas (LDB 9394/96) da Educação estabelece forma incisiva o vinculo entre atendimento e a educação de 0 a 6 anos tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a Educação Infantil, volume 2, os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas instituições de educação infantil são professoras e professores da educação infantil.
A Lei nº12014/2009 sancionada pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva reforça que são considerados profissionais da Educação Escolar Básica os que sejam habilitados em nível médio ou superior para a Educação Infantil.
Reconhecemos que, aqui em Araxá, já houve muitas conquistas, porém estamos em busca da valorização e reconhecimento. Não estamos em busca do que não nos pertence e sim daquilo que nos é permitido por lei, que são benefícios de um docente e não somente o piso salarial.
Professoras Adjuntas
Araxá, 28 de junho de 2011.