O presidente do Sinplalto e diretor adjunto de Assuntos Educacionais da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Hely Aires, coordenou o encontro da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) realizado em Montes Claros.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e diretor adjunto de Assuntos Educacionais da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Hely Aires, coordenou a última etapa do Ciclo de Debates Sindicais no Estado de Minas Gerais em 2012. O evento, promovido pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NSCT), foi realizado nos dias 30 e 31 de novembro, em Montes Claros, e reuniu cerca de 100 sindicalistas de todo o Estado. O encontro destacou temas importantes para a categoria como, por exemplo, “Procedimentos para Registro Sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego”, “Estado Social de Direito” e “Assédio Moral no Local de Trabalho”.
A mesa de abertura foi composta por Hely Aires da Silva, presidente do Sinplalto e também diretor da CSPB, Antônio Roberto Guedes, coordenador da NCST/MG, Sandro Ruy Nunes Pereira, diretor Financeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Montes Claros, José do Egito Medeiros, diretor Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Montes Claros, Maria Eliana Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fiação e Tecelagem de Montes Claros e Edinay Ferreira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Comercinho.
Segundo Hely Aires, são gratificantes as conquistas que os servidores estão conseguindo. “A CSPB é importante na valorização de entidades sindicais e com o trabalho que vem desenvolvendo junto com a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) para fortalecer a valorização do servidor público em todas as esferas.” A primeira palestra do semimario destacou um tema bastantes debatido entre os sindicalistas nos últimos anos, “Previdência Social, Sistema Geral Próprio e Complementar”. Foram discutidos os impactos que a previdência social tem sobre a vida dos funcionários públicos e como eles podem reivindicar seus direitos nos órgãos responsáveis pela gestão da previdência. No debate também foi falado sobre os novos fundos de pensão criados para os servidores públicos e a emenda 27 que trata especificamente dos servidores públicos aposentados por invalidez.
Novas Filiações
Três sindicatos se filiaram a Nova Central e à CSPB durante o evento. O Sindicato dos Servidores Públicos de Comercinho, o Sindicato dos Servidores Públicos de Francisco de Sá e Sindicato dos Servidores de Felixlândia, todos de Minas Gerais, agora fazem parte do grande quadro de entidades filiadas.