

Sinplalto esteve reunido com o atual prefeito João Vicente Ferreira Neto na última semana.
Os servidores municipais de Serra do Salitre estão mais aliviados. O atual prefeito, João Vicente Ferreira Neto, anunciou o pagamento do 13º salário de 2012 do funcionalismo público nesta sexta-feira, 18. A administração municipal reduziu custos administrativos e realizou cortes em alguns setores, sem prejudicar o atendimento a população e a estrutura da prefeitura, para conseguir ter recursos em caixa para efetuar o pagamento. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, esteve reunido com o prefeito na última semana e aguardava uma solução para o problema até a próxima segunda-feira, 21.
Até a última semana, os servidores estavam reunindo assinaturas para entrarem na Justiça contra o ex-prefeito, Cresmar Ribeiro Dorneles, por improbidade administrativa e danos morais, além do bloqueio dos repasses do município. A remuneração de dezembro passado e o 13º salário não haviam sido pagos e a nova gestão não tinha condições financeiras para realizar o pagamento. Os recursos que entrarão em caixa, nos primeiros dias do ano, foram suficiente para efetuar o pagamento de dezembro no último dia 10 de janeiro. Com os corte feitos, o atual prefeito conseguirá também quitar a divida com o funcionalismo publico nesta sexta-feira.
De acordo com o presidente do Sinplalto, solucionar o problema sem a necessidade de entrar na Justiça é uma vitória dos servidores e de toda a população de Serra do Salitre, “A situação administrativa que a prefeitura de Serra do Salitre é delicada. O prefeito João Vicente encontrou a situação financeira difícil, sem recursos em caixa e o sistema de contabilidade e finanças sem funcionar, ou seja, não podia receber uma guia de ISS (Imposto Sobre Serviço) sequer. Nós tentamos junto ao prefeito uma solução que fosse boa para o servidor, ou seja, o pagamento dos salários atrasados, e que não prejudicasse toda a população. Deixamos claro que só entraríamos na Justiça caso uma solução não fosse apresentada até, no máximo, segunda-feira, 21. Nesses casos, uma ação judicial prejudica todos, tanto o servidor que ficaria sem receber mais alguns meses e a prefeitura que teria seus recursos bloqueados. Graças a Deus conseguimos uma solução imediata e internamente”, ressalta.
Hely destaca que a administração municipal fez um grande esforço para efetuar o pagamento dos salários que estavam atrasados. “O prefeito João Vicente demonstrou ser um gestor preocupado com as causas dos servidores. Sabemos do esforço e o sacrifico que ele fez para que a prefeitura tivesse condições de efetuar o pagamento de dezembro e do 13º salário até o fim desta semana. Já tivemos casos em municípios vizinhos que o prefeito não efetuou o pagamento dos salários atrasados para prejudicar a imagem do ex-gestor e os servidores ficaram mais de cinco meses sem receber os atrasados. O Sinplalto é uma entidade que cobra dos gestores melhorias para a categoria e que também sabe reconhecer quando um trabalho é bem realizado. Temos uma extensa pauta de reivindicações da categoria para apresentar ao prefeito, mas, com certeza, podemos comemorar o início de trabalho da nova administração de Serra do Salitre”, afirma o presidente do Sinplalto.