

Palestra do 9º Congresso Intersindical da Fesempre teve como tema o “Planejamento de Marketing entre Entidade Sindical e Sociedade”.
O palestrante, Dr. Cristiano Augusto Lopes, iniciou seu discurso esclarecendo o conceito de marketing. De acordo com Cristiano, “marketing é uma ferramenta importante em vários aspectos das nossas vidas. O marketing sindical visa proteger os direitos dos trabalhadores”.
Cristiano prosseguiu informando que “marketing é o processo de planejar e executar o estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias. No caso particular do cliente (servidores públicos), atender aos desejos e necessidades da entidade que representa a categoria de maneira mais eficiente do que o seu concorrente”.
O palestrante lembrou que a palavra “cliente” significa “protegido”. Proteger, segundo ele, é garantir, proteger é deixar que nada de mal aconteça. “Quando eu trago essa visão de que o meu cliente é meu protegido, eu concebo um link interessante com as entidades sindicais que tem como objetivo defender e proteger os interesses da classe trabalhadora”, destacou. Cristiano ressaltou que praticar marketing é estar atento aos interesses das pessoas. Além disso, completa, é necessário que a estratégia de adotá-lo, no caso das entidades sindicais, observe os itens elencados: – Produto – Praça – Comunicação – Mobilização
Segue algumas informações repassadas pelo palestrante para cada um dos itens acima:
Produto é tudo aquilo que foi criado para atender um desejo ou uma necessidade. – O sindicato, na ótica do marketing, é um produto. – Quais serviços um sindicato pode oferecer além de defender os interesses dos trabalhadores? – É fundamental que a entidade sindical realize pesquisas para medir a satisfação de seus clientes. Porém, ela deve ocorrer de maneira constante para atingir seus objetivos. Uma pesquisa isolada é apenas uma fotografia de determinado momento. É primordial que as entidades sindicais monitorem permanentemente os interesses de seus associados para perceber oscilações no nível de satisfação de seus clientes e, com base nessas informações atualizadas, poder corrigir estratégias se for prudente e necessário.
Praça é a estratégia elaborada para que meus produtos e serviços cheguem aos meus clientes. – A atividade sindical é comunicação, é mobilização. Comunicação Social é tudo que é usado para informar que o produto existe e está disponível. Comunicação é muito mais do que produzir boletins e quadros de avisos. – A atividade sindical é pautada pela mobilização social.
Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum e um sentido também compartilhado. – A ordem social é criada por nós. – Os processos de mobilização social são processos comunicativos. Sindicato onde a comunicação não funciona, não tem sucesso. – Qualquer pessoa com capacidade de mobilização pode colaborar com a comunicação da entidade. – A organização de vocês depende de comunicação assim como uma pessoa depende de água. – Uma das maiores dificuldades que empresas públicas e privadas enfrentam é apresentar uma boa imagem não somente para o seu público alvo, como, também, para o conjunto da sociedade. – É importante e imprescindível que nas entidades de vocês mantenham uma pessoa exclusivamente dedicada à imagem do sindicato. – Se a sociedade tiver uma imagem distorcida de vocês, por mais que se empenhem, não lograrão sucesso nos seus objetivos. – A primeira missão de um sindicato deve ser, necessariamente, a busca constante de garantir a imagem de entidade protetora dos interesses dos trabalhadores.
Relacionamento com a imprensa – O papel primordial da imprensa é informar. A imprensa busca, a todo o momento, informações de interesse público para atender as necessidades e desejos de seus clientes. Aí existe uma brecha interessante para que as entidades sindicais possam pautar a imprensa com temas de interesse do trabalhador. – Quebrar o corporativismo e buscar informações de interesse público pode gerar mídia espontânea nos veículos de comunicação. É possível utilizar a imprensa a nosso favor.
O release – informações de interesse de determinada empresa ou entidade que é repassada à imprensa com o objetivo de que elas sejam publicadas – deve ser elaborado com foco em informações de interesse público. Precisamos aprender a utilizar a força que nós temos. 90 % dos trabalhos dos sindicatos são de interesse público. Sejamos protagonistas da informação. É importante conhecer a rotina das redações para garantir maior eficiência na publicação de conteúdos das entidades sindicais. Se o seu papel é garantir direitos aos trabalhadores o do jornal é garantir informação.
Matéria quente, matérias frias entram gama de informações devem ser acumuladas para bombardear a imprensa. – Se uma determinada entidade sindical disparar informações que atendem ao interesse público, as chances de obter sucesso serão multiplicadas.
* O Dr. Cristiano Augusto Lopes é Técnico em Relações Institucionais da Cenibra