A votação aconteceu no dia de ontem e projeto foi aprovado por 13 votos a zero.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá que aconteceu nesta terça-feira, 4, o projeto do Poder Executivo, que reajusta em 4,17% os vencimentos dos Professores e Especialistas de Educação Básica e dos Professores Adjuntos de Educação Infantil foi aprovado. O pagamento será retroativo a 1º de janeiro de 2019.
Outros três projetos de autoria do Poder Executivo foram aprovados na primeira Reunião Ordinária do mês de junho.
Desde 1º de janeiro de 2019, o piso salarial do magistério foi reajustado para R$ 2.557,74. Na época, o Ministério da Educação anunciou o reajuste de 4,17%, conforme determinação do artigo 5º da lei nº 11.738/2008. O valor ajustado é correspondente ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da educação básica, com formação de nível médio, modalidade normal e jornada de 40 horas semanais. Desde 2009 o reajuste sempre ocorre no primeiro mês do ano.
A presidente em exercício do Sindicado dos Servidores da Prefeitura Municipal de Araxá (Sinplalto), Marlene Apolinário, destacou que “o piso de Araxá difere dos demais em relação ao pagamento; que deveria ter acontecido em Janeiro, quando o governo Federal anuncia o reajuste. Porém, em Araxá, criou o costume de pagar em maio, mês da data base da categoria. Ao contrário do ano passado que parcelou os atrasados, este ano ele retroage a janeiro; porém não fala em parcelamento. O que acreditamos que a categoria receberá integral no mês de junho,” conclui Marlene.
Marlene Apolinário, garantiu que a Assembleia Geral Extraordinária que está convocada para dia 6, será mantida. “Temos outras demandas a serem discutidas com administração e precisamos fazer algo agora devido o ano que vem ser um ano eleitoral; o que torna as coisas mais difíceis e com impeditivos com a aplicação da Lei Eleitoral,” ressaltou a presidente.
A assembleia acontecerá amanhã, dia 6, na sede do Sinplalto às 18 horas.