

A Vigilância Sanitária do Município de Araxá lamenta profundamente as palavras do presidente da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), Emilio Neumann, no último programa Cidade Urgente, da Rádio Cidade, desta quinta-feira (13). As informações repassadas pelo empresário não condizem com a verdade dos fatos e os relatórios de atuação do departamento, que estão à disposição das autoridades.
No início desta semana, A Vigilância Sanitária do Município de Araxá recebeu uma denúncia de surto de Covid-19 em uma farmácia da cidade. Uma equipe de agentes foi ao local, onde foi constatado, de acordo com as normativas publicadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, um surto da doença com alguns funcionários positivados para coronavírus. Para a segurança dos funcionários da empresa e clientes, o local foi interditado, seguindo todas as orientações sanitárias da Secretaria de Estado de Saúde.
Com o objetivo de priorizar a segurança da população, foi realizada uma reunião juntamente com o Procurador Geral do Município, Rick Paranhos, e os proprietários do estabelecimento para que as medidas necessárias fossem cumpridas o mais rápido possível e a reabertura do local pudesse acontecer de forma segura, como acontece em todos os procedimentos de atuação do departamento.
Mais uma vez, a equipe de profissionais da Vigilância Sanitária do Município de Araxá repudia a forma irresponsável como algumas pessoas têm colocado os interesses pessoais e políticos acima dos interesses da sociedade, principalmente, diante o momento crítico que vive todo o país, com a maior taxa de transmissão de Covid-19 já registrada desde o início da pandemia. As inverdades ditas pelo Sr. Emilio Neumann são uma falta de respeito a todos os profissionais de saúde do município, que há mais de dois anos têm colocado as suas vidas e de seus familiares em risco para proteger a saúde dos araxaenses.
A Vigilância Sanitária do Município de Araxá reforça, mais uma vez, que a atuação e compromisso do departamento é com a saúde pública e não com interesses politiqueiros. Os profissionais de saúde agradecem a população que têm demonstrado consciência do momento vivido e pede para que todos adotem as medidas necessárias de prevenção contra esse vírus que tem prejudicado muito todas as pessoas.
Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Araxá