Sinplalto e um grupo de servidores da saúde realizaram protestos pacíficos no último fim de semana
As manifestações promovidas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e servidores da Secretaria Municipal de Saúde no último fim de semana ganhou o apoio da população araxaense. A cada panfleto entregue servidores, comerciantes, ambulantes, dentre outros, manifestavam-se contra as atitudes tomadas pelo prefeito Jeová Moreira da Costa, principalmente, as falsas promessas feitas durante os mais de três anos de governo.
Os protestos aconteceram no sábado, 17, às 9h, entre a rua Presidente Olegário Maciel e praça Governador Valadares, e domingo, 18, ás 9h, na tradicional Feira do bairro Urciano Lemos. As manifestações foram solicitadas pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde durante a reunião realizada na sede do Sinplalto na última quinta-feira, 15. O objetivo é mobilizar todo o quadro geral da Prefeitura de Araxá para que a administração municipal conceda os benefícios proposto no projeto de lei 036/2012 para toda a categoria, independente da classe.
De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, as manifestações foram extremamente positivas. “No percorre dos trajetos tivemos o apoio da população com a causa do servidor. A população araxaense tem visto a importância do funcionalismo público para o município. Hoje, toda a cidade tem consciência da nossa situação. O povo sabe da falsa promessa de reajuste de 30%, da falta de um plano de cargo e salário, da divisão na categoria criada pela administração municipal, da insatisfação do servidor, das péssimas condições de trabalho, da alta de equipamentos de segurança, a Data-Base, enfim, nossos problemas estão escancarados, só não vê e não soluciona quem não quer.”
Segundo Hely, o município tem recursos suficientes para conceder aumento para toda a categoria de servidores público e não somente para profissionais da área da saúde. “Na próxima terça-feira, 20, a reunião da Câmara Municipal será fundamental na postura que iremos adotar. A proposta de lei 36/12, que propõe a alteração do piso salarial somente dos dentistas da rede pública municipal de R$ 900 para R$ 1.866 (três salários mínimos), é a gota d’água para a categoria. Acreditamos que os vereadores terão a consciência que o serviço público não se faz com médicos e dentistas. Só na área da saúde são 161 concursados e outros 116 contratados, no quadro geral da Prefeitura de Araxá somos mais de 4 mil servidores.”