Segundo, João Domingos, “a divulgação nominal não garante o combate a corrupção, o governo tem que ter mecanismos para evitar os erros de gestão
Durante nesta quinta-feira, 6, o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, participou de um debate ao lado do secretário de prevenção da corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), Mário Vinícius Spinelli. O tema debatido no programa “Artigo 5º” foi a Lei de Acesso à Informação, que está em vigor desde maio desse ano.
Os principais tópicos debatidos pelo presidente foram a falta de estrutura para que a Lei tenha sua atuação total, não só na área federal, mas também em municípios e estados, além de salientar a atuação da CSPB na luta contra a invasão de privacidade dos servidores públicos. Segundo, João Domingos, “a divulgação nominal não garante o combate a corrupção, o governo tem que ter mecanismos para evitar os erros de gestão e os excessos que podem ocorrer nas folhas de pagamento de alguns servidores”.
Ainda sobre o assunto, João Domingos, declarou que durante esses meses de aplicação da Lei, muito foi discutido sobre a divulgação dos salários, deixando de lado a aplicação da norma para fiscalizar as ações da administração pública. No encerramento, o presidente ainda declarou que a CSPB é a favor da lei, mas que é contra a divulgação nominal dos salários do funcionalismo e que a entidade vai lutar para que a sensação de invasão sentida pelos servidores possa ser sanada.
Com uma duração de 30 minutos, o programa “Artigo 5º” será transmitido em janeiro de 2013 e em breve será possível rever na TV Web da CSPB.