As eleições municipais de 2020 segue ainda o fluxo do calendário previsto nas normas do TSE. Por isso todo servidor público deve ficar atendo aos prazos de desincompatibilização para concorrer a uma vaga nas eleições prevista para outubro próximo, já que estudos ainda estão sendo feitos pelos congressistas e pelo próprio Tribunal Eleitoral.
Dentro os afastamentos previstos, esta a previsão legal do dirigente sindical conforme já abortamos o tema em outra matéria aqui no site da Feserv-Minas veja matéria https://feservmg.org/noticia/100.
A presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais das Prefeituras Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá, Marlene Apolinário, decidiu em comum acordo com a diretoria, a concorrer a uma vaga para a Câmara Municipal, “Decidi concorrer as eleições desse ano devido a ausência de um representante na câmara municipal que defenda os interesses dos trabalhadores público municipais e também sendo um município onde existem muitas pessoas em vulnerabilidade. Quero dar apoio e orientá-los dos seus direitos, trabalhando diretamente com a entidade sindical que presido. Podemos ainda desenvolver um trabalho com associações comunitária do Município, buscando apoio junto aos poderes municipal, estadual e federal para que possamos desenvolver a nossa região “, frisou Marlene Apolinário, presidente em seu comunicado e pedido de afastamento do cargo de presidente da entidade sindical.
Filiação
Marlene Apolinário, é servidora pública há 29 anos e está na presidência do sindicato a um ano e meio, apesar de vários convites, escolheu para se filiar o partido PSD, Partido Social Democrático por questões de estudo de legenda e chance real de eleição, será a primeira vez que concorrerá a um cargo letivo, Marlene já participou de varias campanhas vitoriosas e agora decidiu ir para disputa com sua experiência, trabalho social e principalmente pelo trabalho feito no sindicato neste pouco espaço de tempo.
Posse do Secretario intermunicipal
Marlene que vice presidente do Sinplalto já tinha tomado posse com o afastamento do presidente Hely Aires, em março de 2019, neste caso quem vai assumir o sindicato de maneira interina durante o período de afastamento, será o Secretario Intermunicipal Elton Junior, Eltinho como é conhecido, é servidor da Prefeitura Municipal de Campos Altos, na área administrativa e ingressou no Sinplalto após a fusão das duas entidades em 2016, será a primeira vez que o Sinplalto terá um presidente oriundo da base territorial. A posse oficial deve acontecer na próxima semana de forma
Evaldo Juvenal
O diretor de esporte Evaldo Juvenal da Silva, servidor publico municipal da área de esportes também seguiu o caminho da presidente Marlene e irá disputar as eleições de 2020, diferente da companheira de luta, Evaldo vai para sua segunda disputa e desta vez optou em filiar ao PV, Partido Verde, Evaldo que também é um desportista nato tem uma folha de serviços prestados a um clube de futebol e recentemente presidiu a Liga Araxense de Desportos até o início deste ano.