O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, esteve em Uberaba representando as entidades sindicais.
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) prestigiaram a posse da diretoria reeleita do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) em janeiro passado. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, esteve em Uberaba representando as entidades sindicais e participou da solenidade que reconduziu o presidente da SSPMU, o pedagogo e técnico em segurança do trabalho, Luís Carlos dos Santos, para a gestão 2013/2016. O diretor regional da Fesempre, Wanderlei Camargos, também esteve presente no evento representando o presidente da federação, Aldo Liberado.
A chapa “A Força do Servidor”, venceu as eleições com 60% dos votos válidos. Foram 560 votos, contra 371 obtidos pela chapa adversária, encabeçada por Martinho Pereira. A disputa teve ainda, três votos em branco e 13 foram anulados. A diretoria reeleita assumiu o segundo mandato e já enfrenta um desafio: sensibilizar o novo prefeito Paulo Piau a cumprir suas promessas de campanha. A pauta de reivindicações contem 29 itens aprovados na assembleia-geral e foram promessas de campanha do priefeito eleito de Uberaba Paulo Piau.
A pauta de reivindicações é encabeçada por uma das principais promessas do novo prefeito: o fim do uso das súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal para calcular os salários do funcionalismo da Prefeitura de Uberaba. Entretanto, em nota oficial, o SSPMU afirmou que as súmulas estão sendo vistas pelo sindicato como “favas contadas”, já que o compromisso foi firmado por Paulo Piau, em várias ocasiões, e sempre em público. “Cabe a ele agora, exigir que sua equipe econômica providencie os recursos para o cumprimento da promessa”, destaca o presidente Luís Carlos.
A pauta também inclui uma recomposição salarial de 17%; aumento real de 12,5%; data-base em janeiro; reajuste no tíquete-alimentação e a expansão do benefício para os aposentados; e a expansão do plano de saúde para os familiares de 1º grau.
No seu discurso de posse, o presidente empossado disse que cobrara do prefeito o respeito aos servidores municipais que muito contribui para o desenvolvimento de Uberaba, a convivência saudável a valorização do servidor publico e que estarão sempre de pé esperançosos para continuar sua luta em pró da categoria. Ao final de seu discurso salientou o primeiro mandato da diretoria e disse que com apoio da Câmara Municipal foi importante e ainda será nesta nova gestão, ainda lembrou que agora com a participação da Fesempre e da CSPB, e com a filiação a Nova Central Sindical de Trabalhadores pretende realizar um grande trabalho.
O vereador Franco Cartafina (PRB), também usou a tribuna e com discurso objetivo, Franco garantiu a defesa dos servidores, por parte do Poder Legislativo, “Tenham a certeza de que os 14 vereadores estarão juntos na defesa dos servidores, buscando ouvir e convergir para o encontro de soluções, mas sempre com muita responsabilidade para garantir o equilíbrio entre o que é necessário e o que é possível”, afirmou.
O diretor regional da Fesempre, Wanderlei Camargos, que também é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Sacramento, destacou o trabalho feito para a releição da diretoria da SSPMU. “Em nome de Aldo Liberato, presidente da Fesempre, trago o seu abraço e o seu apoio para essa nova diretoria, assim como para todos os seus filiados. As portas da federação sempre estarão abertas para as suas reivindicações e sugestões. Esperamos o mais breve possível uma visita sua presidente e dos demais companheiros a sede da Fesempre. Estamos torcendo para que você tenha um ótimo trabalho juntamente com a sua equipe. Excelentíssimo prefeito municipal de Uberaba, Sr. Paulo Piau, trago a vossa excelência um abraço do presidente Aldo Liberato que por motivos de outros compromissos não pode estar presente. Nós servidores públicos, somos a maior categoria do país e em nome dessa categoria gostaria de pedir a vossa excelência, já que o partido de vossa excelência é da base do governo federal, que tirasse como exemplo o que o nosso querido ex-presidente Lula fez para os trabalhadores desse país. Em acordo com sindicatos valorizando o salário dos trabalhadores dando um ganho real e fazendo com que o país crescesse. É neste intuito que peço a vossa excelência para que valorize os servidores.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, representando o presidente da CSPB, João Domingos dos Santos, e o presidente da NCST-MG, Miranda, falou que a presença do prefeito Paulo Piau na posse significa um ganho para a categoria e que espera que as conversas entrem a entidade e o poder público possa ser harmoniosa e produtiva em favor dos interesses da classe. “Solicitamos ao senhor prefeito que dentro da normalidade jurídica desconte e repasse a contribuição sindical ao sindicato para que a entidade possa desenvolver seus trabalhos. Acreditamos muito nos compromissos feitos com os servidores e que ainda gostaria de ver a cidade de Uberaba como modelo para nossa região.”
Hely ainda convocou os dois outros sindicatos da classe Sindicato dos Professores Municipais e o Sindicato dos Servidores da CODAU para unificar suas lutas e suas pautas de reivindicações. “Temos que lembrar que a cidade deve a honra de ter um morador ilustre e reconhecido mundialmente “Chico Xavier” que era servidor publico e aqui veio transferido e que as bênçãos do nosso Chico,sirva como bênçãos nas negociações e o respeito que tem que haver entre as partes. A Fesempre, a CSPB, a NSCT e os sindicatos da região estarão unidos pela classe.
Encerrando o evento, o prefeito de Uberaba Paulo Piau (PMDB) disse que reconhece a importância e o trabalho e o suor dos servidores públicos e que fará tudo para que as negociações entre a classe através do sindicato e o poder publico possa sempre ter sucesso. “As divergências as vezes vão surgir, mas esperamos da parte da diretoria do sindicato o bom dialogo para a soluções que surgirem. Fico muito feliz em participar da posse e que dentro das normas vigentes vamos valorizar o sindicato e suas reivindicações”, destacou Piau.
Diretoria
Além do presidente, vão integrar a futura diretoria executiva: Carlos Humberto Costa (1º vice-presidente); Cristina Maria César (2ª vice-presidente); Ângelo Guilherme da Rocha Borges (1º tesoureiro); Aldo Cezar de Oliveira (2º tesoureiro); José Geraldo Borges Celani (3º tesoureiro); Acinério dos Santos Mendonça (1º secretário); Avelino de Siqueira Neto (2º secretário); Daniela Rocha Arantes (3ª secretária); Mário Lúcio da Silva (1º diretor social); Claudete da Silveira Mendes (2ª diretora social); Marley Klenio Xavier (3º diretor social); Luciene Rosa da Silva (1ª diretora patrimonial); Anderson Honório (2º diretor patrimonial); Walter José Borges (3º diretor patrimonial); Ednei Arsênio dos Santos (1º diretor de esportes); Vanderlei Lopes Ferreira (2º diretor de esportes); Carlos Silva Borges (3º diretor de esportes).
O Conselho Fiscal Efetivo será integrado por: Jozélia Barbosa dos Santos Botelho, Aguinaldo Adelino Garcia Bicho; Jaime Cardoso dos Santos. E na suplência estão: Sílvio Roberto da Silva; Junival Cardoso da Silva; Froner Batista Tristão.