Centrais Sindicais foram às ruas no dia 12 de novembro, Dia Nacional de Luta contra o fator previdenciário e pela correção da tabela do Imposto de Renda.
O objetivo da mobilização é sensibilizar o governo e o Congresso Nacional sobre a importância de acabar com o fator previdenciário e corrigir a tabela do Imposto de Renda. O fator previdenciário é um critério utilizado para calcular o valor das aposentadorias, considerando o tempo de contribuição, idade e expectativa de vida, provocando uma perda salarial que pode superar 40%.
O fator prejudica todos os trabalhadores, especialmente quem começou a trabalhar muito jovem – o que é comum no Brasil entre as famílias de menor renda, ou seja, maioria dos brasileiros. Outra luta será pela correção da tabela do Imposto de Renda. A defasagem, desde 1995, chega a 70%. Queremos que o governo faça a correção da tabela todos os anos porque, caso contrário, o imposto corrói os reajustes que os trabalhadores conquistam com muita luta em suas campanhas salariais.Acabar com o fator previdenciário e corrigir a tabela do IR são ações para garantir justiça social no País.
Vejas as fotos em http://ncstmg.org.br/plus/modulos/fotos/miniaturas.php?id=97
Fonte: NCST/MG