Afonso Donizeti realizou uma visita ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires.
O assessor sindical da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), Afonso Donizeti, realizou uma visita ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires. Segundo o assessor, o trabalho feito pelo Sinplalto em toda a região tem ganhado destaque no Estado e serve de exemplo para os demais sindicatos que compõe a federação. “O Hely teve um papel importantíssimo na estruturação de vários sindicatos da região. O Sinplalto é um grande exemplo. Viveu momentos difíceis e hoje é um grande sindicato de Minas Gerais.”
De acordo com Afonso, a Fesempre tem investido muito em sua estrutura para fortalecer os sindicatos. “Com ampla experiência prática e embasamento teórico (jurídico, político e administrativo), o suporte oferecido aos sindicatos da base por da assessoria sindical tem colhido resultados satisfatórios. Através de engajada atuação política, a assessoria sindical contribui para a sustentabilidade das entidades de classe, auxiliando os servidores na fundação de sindicatos, na organização e participação de assembléias e atos públicos, greves, etc.”
Segundo o assessor, o objetivo principal é fortalecer o movimento sindical. “A assessoria sindical atua na concretização de projetos e convênios, nos planos para adesão de novos servidores, nas negociações coletivas e nos embates com o Poder Público, dentro de um espírito respeitoso e democrático, que sempre tem norteado nossas ações para o diálogo e o consenso, sem contudo deixar de preparar as bases para o enfrentamento, quando necessário. A Assessoria Sindical, em conjunto com os Departamentos Jurídico e Educacional, vêm investindo na formação e qualificação dos dirigentes sindicais e lideranças de bases, com o objetivo de prepará-los, a fim de que possam exercer com mais segurança suas funções e cumprir o papel primordial como formadores de opinião e agentes de transformação.”