Uma manifestação pacifica em prol de causa justa marcou esta segunda-feira, 5 de dezembro. Com o apoio do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos de Araxá e Região (Sinplalto), os profissionais da Educação realizaram uma manifestação para o Executivo encaminhar o projeto de lei do novo Plano de Carreira para o setor. O ato de reivindicação ocorreu na sede da prefeitura de Araxá.
Trajados de preto, os profissionais da Educação subiram a rampa de acesso à atual sede da Administração Municipal em busca de uma definição a respeito do envio do projeto. De acordo com o presidente do sindicato, o projeto é importante porque altera o atual plano que vigora e readequa aos novos benefícios e também as melhorias em negociação durante estudo do anteprojeto de lei. “Nós queremos algo concreto. Os servidores precisam dar aula com mais dignidade, com vontade e fazer da Educação aquilo que o país precisa”, acrescenta Hely.
Depois da manifestação, uma comissão formada por servidores da Educação e membros do Sinplalto se reuniram na prefeitura com o procurador geral do município, Jonathan Renaud de Oliveira Ferreira que informou o envio do projeto para este ano. “Foi suspensa a paralisação. Vai aguardar o envio do projeto. Caso não dê para discutir até fevereiro de 2023, aí sim a Educação para de vez”, comenta o presidente do Sinplalto.
A prefeitura se pronunciou sobre a reunião para toda a imprensa através de nota e afirmou que o Plano de Carreira dos Servidores da Educação será enviado para a Câmara Municipal até o próximo dia 12 de dezembro, junto com o Plano de Cargos e Salários do Funcionalismo Público Municipal. De acordo ainda com a nota, ambos serão colocados em prática logo após a aprovação do Legislativo.
NOTA DA PREFEITURA
Nota da Prefeitura Municipal de Araxá
A Prefeitura de Araxá informa que o Plano de Carreira dos Servidores da Educação foi criado em 2009 por meio de Lei Municipal, porém nunca foi colocado em prática . Diante do compromisso da atual gestão em implementar esse plano, houve a necessidade de revisá-lo.
A atual gestão está finalizando a elaboração do Projeto de Lei de Revisão do Plano de Carreira dos Servidores da Educação que foi debatido em reuniões com o Sindicato dos Servidores e representantes da categoria.
A Administração Municipal está sempre aberta ao diálogo, assim como aconteceu na elaboração do novo Estatuto do Servidor, onde representantes do funcionalismo público municipal foram ouvidos durante reuniões.
Na manhã de hoje (05/12) uma comissão dos servidores da Educação foi recebida na Prefeitura de Araxá e foi informado aos presentes que o Plano de Carreira dos Servidores da Educação será enviado para a Câmara Municipal até o próximo dia 12 de dezembro, junto com o Plano de Cargos e Salários do Funcionalismo Pùblico Municipal, sendo que ambos serão colocados em prática logo após a aprovação do Legislativo.
Vale ressaltar que Araxá é uma das poucas cidades brasileiras que concedeu os 33% de reajuste do Piso Nacional da Educação aos profissionais da categoria.
A valorização dos Servidores Públicos é uma das prioridades da atual gestão. Está em tramitação na Câmara Municipal o projeto de Lei que prevê o reajuste do Vale Alimentação dos servidores ativos e inativos da Prefeitura de R$ 500 para R$ 650.