Abertura oficial contou com a presença das principais lideranças sindicais do país, além de autoridades políticas
Uma demonstração de união, força e participação. A abertura oficial do VII Congresso Interestadual da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) consolidou o interesse em conhecimento, capacitação e qualificação do funcionalismo público. Mais de 600 servidores inscritos no evento, além de diversas autoridades políticas, participam do congresso que tem como foco principal a unicidade, fortalecimento e unidade no movimento sindical, seguido de sub-temas especializados como a terceirização do serviço público, previdência social, o papel da mulher no contexto do movimento sindical, dentre outros. O evento teve início nesta quinta-feira, 18 e vai até o próximo sábado, 20.
Já nas primeiras horas do evento, o congresso teve painéis temáticas que debateram importantes temas para o funcionalismo público, como o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (Fundeb), Piso Nacional do Magistério, Terceirização do Serviço Público. Antes da abertura oficial que contou com a palestra do presidente da Fesempre, Aldo Liberato, os servidores tiveram um a oportunidade de acompanhar uma das maiores atrações do tetro mineiro, a premiada peça de comedia “Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo”. O espetáculo conta a história de Jonas, um rapaz que tenta, de todas as maneiras, encontrar uma mulher para casar.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e secretário interestadual da Fesempre, Hely Aires, diz que o congresso será um marco para o funcionalismo público. “Temos mais de 600 servidores inscritos no evento e pela participação e o interesse que todos demonstraram durante os painéis temáticos realizados neste primeiro dia e na abertura oficial, temos certeza do sucesso do congresso. O objetivo é a capacitação e a qualificação dos nossos servidores. Tenho falado que um funcionalismo público unido, forte e com conhecimento para defender e lutar pelos seus direitos é imbatível. As conquistas serão maiores e com mais frequência.”
Segundo Hely, cerca de trinta servidores da base do Sinplalto participam do evento. “Infelizmente, não podemos levar um maior número de pessoas, já que o congresso reúne servidores de vários municípios. A nossa intenção é levar esse grande evento para Araxá. Temos uma estrutura hoteleira diferenciada e que vai agradar a todos. Mas, o ponto principal e qualificar um maior número de servidores. Temos trabalhado muito para isso acontecer, é um dos nossos projetos. Trouxemos uma copia do vídeo de Araxá que foi apresentado durante a audiência da Copa do Mundo m Araxá e apresentaremos durante o evento da Fesempre. Queremos aproveitar a oportunidade para apresentar as belezas do nosso município, trazer um grande evento e qualificar o nosso funcionalismo público”, destaca Hely.