Seminário interestadual teve como foco principal a unicidade, fortalecimento e unidade no movimento sindical e contou com painéis temáticos de diversos assuntos
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, e o preside da Fesempre, Aldo Liberato.
O VII Congresso Interestadual da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) foi marcado pela grande presença de servidores, a qualidade dos debates promovidos e a organização do evento. A comitiva araxaense, que foi composta por trinta servidores, ficou impressionada com capacidade dos palestrantes e debatedores de transmitir assuntos, muitas vezes, complexos para a própria categoria. O Congresso foi realizado entre os últimos dias 18, 19 e 20 de agosto, teve como foco principal a unicidade, fortalecimento e unidade no movimento sindical, e sub-temas especializados como a terceirização do serviço publico, previdência social, o papel da mulher no contexto do movimento sindical, dentre outros.
O assessor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Silvio Afonso, participou da mesa de debates sobre o tema Regulamentação da Convenção 151 Convenção da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ministrada pelo presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo. Lineu Neves Mazano. A Convenção 151 é uma norma internacional que garante aos servidores públicos o direito de livre organização sindical, realizações de negociações coletivas com o Poder Executivo e determina o direito de greve no serviço público.
Além disso, o tema também estabelece os seguintes princípios: Proteção contra os atos de discriminação que acarretem violação da liberdade sindical em matéria de trabalho; Independência das organizações de trabalhadores da função pública face às autoridades públicas; Proteção contra atos de ingerência das autoridades públicas na formação, funcionamento e administração das organizações de trabalhadores da função pública; Concessão de liberação aos representantes das organizações de trabalhadores da função pública reconhecidas, permitindo cumprir suas funções seja durante as suas horas de trabalho ou fora delas; Instauração de processos que permitam a negociação das condições de trabalho entre as autoridades públicas interessadas e as organizações de trabalhadores; Garantias dos direitos civis e políticos essenciais ao exercício normal da liberdade sindical.
De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, a comitiva araxaense participou efetivamente do evento. “Ficamos felizes e muito satisfeitos com a participação dos servidores que integraram a Comitiva do Sinplalto. Tivemos servidores compondo a mesa de debate que tratou sobre assuntos da Educação, fator previdenciário e na discussão da Convenção 151 Convenção da OIT, um dos principais assuntos do encontro. O Congresso foi um sucesso e já estamos ansiosos pelo o do próximo ano que será ainda melhor.”