Presidente da Feserv-MG renuncia ao cargo em carta aberta
Hely Aires preside a Federação desde que foi fundada
O Vice- presidente Acácio Maciel foi empossado na data de 27 de junho e terá a incumbência de organizar toda documentação
Num documento direcionado aos membros dos 49 sindicatos filiados à Feserv-MG (Federação dos Servidores Municipais do Estado de Minas Gerais), o então presidente da entidade, Hely Aires da Silva, pediu renúncia do cargo que ocupa desde a fundação da Federação, em dezembro de 2019. Tudo começou com a união de forças de presidentes de 14 sindicatos mineiros, que lutam pelos direitos dos servidores públicos municipais de regiões diferentes de MG, para garantir as melhores condições de trabalho dessa classe trabalhadora.
Nesses mais de cinquenta meses à frente da Feserv-MG, Hely resumiu a trajetória vivenciada no documento publicado nesta quarta-feira, 26 de junho de 2024. “Hoje dirijo-me à vocês com o coração apertado e uma mistura de sentimentos para comunicar minha decisão de renunciar ao cargo de presidente da Feserv-MG. Nossa jornada foi marcada por desafios e por conquistas extraordinárias.”
O objetivo principal da Federação dos Servidores Municipais do Estado de Minas Gerais, Feserv-MG, foi buscar estabilidade em tempos conturbados. E agora, com a consolidação da Federação, que completa cinco anos em dezembro deste ano, Hely aceitou o convite de assumir uma missão ainda maior, como presidente da recém criada FESMIG – Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais, com a eleição realizada no dia 19 de junho, durante Assembleia de Reformulação Estatutária ocorrida em Belo Horizonte.
“Cada conquista que objetivamos é um testemunho da nossa união e força. Hoje, deixo a presidência de uma entidade sólida e bem estruturada, com mais de 100 mil reais em caixa, sendo 72 mil reais aplicados, 1 mil na poupança e o restante em conta corrente, não havendo nenhuma pendência jurídica ou contábil, com todas as certidões negativas e contas aprovadas”, detalha Hely Aires.
A Feserv-MG teve a publicação do registro sindical no Diário Oficial da União (DOU), um marco que legalizou a representação da categoria, e ampliou as atividades em defesa do funcionalismo público municipal. Desde a fundação, que reuniu 14 entidades sindicais em Belo Horizonte, o crescimento foi exponencial, agregando atualmente para 49 sindicatos filiados, todos devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Embora não tenha realizado a fusão desejada, deixo a FESERV-MG em uma posição de força e estabilidade.”
Dando sequencia na concretização do cumprimento do Estatuto, conforme reunião da Diretoria Executiva, o conselho fiscal está convocado para analisar as contas até este mês de junho, no próximo dia 9 de julho. A transmissão do cargo para o vice-presidente, conforme os artigos 12, 13, 14, 15 e 16 do estatuto da Feserv-MG para transmissão de cargo à ser realizada no próximo dia 12 de julho, quando o vice-presidente será empossado presidente. Na data de ontem o Secretário Marco Antônio Xavier deu posse ao vice-presidente Acácio Maciel fundamentado no artigo 49 do estatuto e terá o prazo de 15 dias para dar sequências jurídicas para o andamento dos trabalhos com a nova diretoria .