![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Aldoa.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Aldoa.jpg)
União Geral dos Trabalhadores promove, a partir de quinta-feira, no SESC – Venda Nova, evento que definirá sua nova diretoria estadual para os próximos anos
No Congresso, a central sindical aborda temas importantes como: emprego e trabalho decente; economia informal; SUS (Emenda 29 e Decreto Lei 7508); crise mundial econômica; papel da UGT frente à conjuntura política; e piso salarial de Minas Gerais. Nos moldes do seu antecessor, que marcou a fundação da UGT no Estado, o evento define, a nova diretoria da entidade. A FESEMPRE, cujo presidente, Aldo Liberato, é vice-presidente da UGT-MG, leva uma delegação de sindicatos de servidores públicos ao evento.
“Queremos a participação do servidor no movimento sindical, e nada melhor que seu engajamento na luta de uma central democrática e plural, que representa várias categorias laborais, como a UGT”, define Aldo. O sindicalista é diretor da Região Sudeste pela UGT em nível nacional. A expectativa dos servidores públicos mineiros é a de ocupar postos de comando na diretoria da central, obtendo influência nas políticas de ação da UGT. Além de Aldo, Martim dos Santos (diretor financeiro), Afonso Donizeti (assessor sindical) e Silvério do Prado (assessor educacional) são membros da FESEMPRE com cargos na diretoria da UGT-MG.
A abertura solene do 2º Congresso da UGT-MG acontece às 15 horas desta quinta-feira. Na sexta-feira os trabalhos ocupam todo o dia e, no sábado, o ápice, com a sessão eleitoral que define a nova diretoria.