

A TV vai atender todos os níveis de ensino

A Secretaria de Educação de Araxá criou o projeto TV Educativa que vai transmitir aulas para as crianças que estão em casa. A Prefeitura de Araxá vai investir cerca de R$ 800 mil mensais para manter a plataforma, que tem previsão de início no dia 20 de setembro.
Zulma Moreira, secretária Municipal de Educação, explicou que o propósito da TV Educativa é universalizar o acesso às aulas para as crianças que estão em casa. “Durante todo este ano nós vamos funcionar em sistema de bolhas, alternando as crianças. Mesmo depois que voltar as aulas totalmente, vamos precisar trabalhar com reforço”, disse a secretária.
“Nossa preocupação é como atingir o aluno que não tem internet, por isso a ideia do canal de TV. Nós conseguimos fazer um projeto que possamos colocar no ar, com aulas para todos os alunos, de todas as faixas etárias da prefeitura e pretendemos colocar no ar até o dia 20 de setembro”, completou Zulma Moreira.
O processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar a transmissão está aberto e o pregão eletrônico será dia 9 de setembro. “Já estamos contratando as equipes, contratando tudo e o pregão eletrônico será dia 9 de setembro para definir qual empresa irá prestar o serviço”, explicou a secretária de Educação.
Todos os níveis de ensino serão atendidos pela TV Educativa. “Da educação infantil até o 9º ano, incluindo o supletivo de educação de jovens e adultos, todas as modalidades de ensino que a prefeitura oferece terão aulas disponíveis e serão atendidos no projeto”, disse a secretária.
“A TV vai funcionar 24 horas por dia, sendo que os alunos que tem aulas de manhã terão aulas de manhã, os que estudam à tarde terão à tarde e os que estudam à noite terão à noite. Novos professores foram contratados para assistir esse alunos que vão ficar em casa e os outros professores ficam por conta das aulas presenciais”, explica Zulma Moreira.
De acordo com Zulma Moreira, serão no mínimo cinco aulas por semana. “Nós pegamos uma média e contando as aulas de português, matemática e outras, serão no mínimo cinco aulas por semana que cada turma vai ter. Os alunos que perderem as aulas podem estar acessando pelo site do Araxá Educa”, finalizou Moreira.
Confira a entrevista com a secretária Municipal de Educação de Araxá: