Terminando o resultado dos votos para da eleição 2020 em Araxá, com um atraso de divulgação dos resultados em todo país, em Araxá com 52,79% dos votos válidos, o vereador Robson Magela (Cidadania) foi eleito Prefeito. A votação aconteceu ontem, dia 15 de novembro, data em que também se comemora a proclamação da república no Brasil.
O parlamentar, que disputa que disputou uma majoritária pela primeira vez, teve 27.940 votos, 29,40% a frente da segunda colocada, Lídia Jordão (Patriota), que teve 28,38% dos votos, o que em números, representa um eleitorado de 15.019 pessoas.
O empresário Emílio Neumann (NOVO) teve 4.814 votos, Professor Jales (PT) 2.785 votos, Sergio Chaer (PTB) 1.462 votos e Ana Paula Machado (PROS) 908 votos.
As apurações começaram por volta de 17h, quando as primeiras urnas começaram a chegar no Cartório Eleitoral de Araxá. Uma pane no sistema do governo causou atrasos na compilação dos dados, o que fez com que as primeiras parciais oficiais começassem a ser divulgadas apenas por volta das 19h30. O resultado final saiu por volta de 00H40 de segunda-feira.
Já nas parciais emitidas pela Rádio Cidade, em apurações feitas direto das sessões eleitorais, Robson Magela já mostrava vantagem. O vereador liderou todos os boletins de ponta a ponta e confirmou a liderança quando os primeiros resultados oficiais começaram a aparecer.
Magela acompanhou as apurações da casa do seu vice, Mauro Chaves. Após a confirmação, os eleitos se reuniram no comitê central da campanha e saiu em carreata pela cidade. Durante o percurso, Robson e Mauro foram cumprimentados por correligionários, cabos eleitorais e eleitores.
Magela e Chaves, agora tem 45 dias para montar uma equipe de governo, fazer a transição com a atual gestão para assumir no dia primeiro de janeiro de 2021. Mauro é o único secretário anunciado oficialmente até o momento, ele vai ocupar a Secretaria de Governo, uma pasta que trata de assuntos ligados a administração interna da prefeitura
Dos treze candidatos que tentaram reeleição apena cinco vereadores se reelegem o que significa uma renovação de 2/3 da atual composição, , apenas cinco deles conseguiram reeleição. Isso representa uma taxa renovação de 66,6% na casa legislativa local.
Parlamentares como, Fernanda Castella (PMN) e Raphael Rios (CIDADANIA) que estrearam na política no último pleito conseguiram se reeleger. Ao passo que nomes antigos como Roberto do Sindicato (PMN) e Garrado (PL) ficaram na suplência nessas eleições.
Este ano, Raphael Rios foi eleito como vereador mais votado, com 2.051 votos. Borco Junior (AVANTE), ainda detém o posto de parlamentar mais jovem da Casa, eleito pela segunda vez com 1.2013 votos, aos 28 anos de idade.
O presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais das Prefeituras Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá, Hely Aires, comentou a eleição de 2020 e disse que o quadro vem de mudança veio após vários acontecimentos que nortearam o pleito de 2020, tivemos vinte e um servidores efetivos candidatos dentre eles três diretores do Sinplalto, a presidente Marlene Apolinário, a diretora Terezinha Carvalho, e diretor Evaldo Juvenal, que conseguir eleger pelo Partido Verde, O diretor de esporte Evaldo Juvenal da Silva, servidor publico municipal da área de esportes também que também é um desportista nato tem uma folha de serviços prestados a um clube de futebol e recentemente presidiu a Liga Araxense de Desportos até o início deste ano.