Grupo com representantes de diferentes setores reunirá semanalmente
Mais um marco para a história do funcionalismo público municipal em Araxá aconteceu na noite desta quinta-feira, 4 de julho de 2024. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto) deu sequencia à uma promessa feita no dia em que o substantivo da lei 003/2022 foi aprovado e votado em reunião extraordinária na Câmara Municipal de Araxá no dia 29 de junho de 2022. Nesta data o presidente do Sinplalto, Hely Aires, falou sobre o projeto que conserta e traz para o servidor melhorias importantes, consideradas momentâneas, apesar das tratativas para a aprovação terem durado quase oito meses. E hoje dá uma sequencia no que foi aprovado.
Com a participação das diretoras Marlene Apolinário, Vanida Gonçalves e Janaina Pereira, que será a responsavél pela coordenação do grupo de estuto com objetivo de buscar a participação e sugestões dos servidores.
“Não foi fácil chegar onde chegamos, no sentido de discutir um estatuto de quarenta e sete anos, com isso nós tivemos que ceder em alguma coisa, e não é ceder em modo de negociata, mas de negociar que o estatuto andasse dentro das comissões para que ele fosse votado, e é claro que alguma coisa não ficou perfeita. Quem lembra das minhas entrevistas, ou das minhas falas aqui nessa tribuna, eu falei com toda propriedade não é o estatuto que nós queremos, mas é o de momento, e nós já ganhamos muito com isso”, disse Hely Aires, presidente do Sinplalto, na noite desta quinta-feira na primeira reunião do grupo de pessoas que vai, a partir de agora, reunir semanalmente para revisar alguns pontos do estatuto do servidor que não tenham ficado totalmente esclarecido.
O grupo formado por 27 pessoas que se dispuseram a estudar e revisar o Estatuto do Servidos Público do Município de Araxá, que foi aprovado com unanimidade, somente após 15 emendas (de 1 a 13, 29 e 30). As reuniões semanais acontecerão na sede da Câmara Municipal de Araxá.
O estudo técnico, com representantes de setores distintos, analisa o texto de pontos que devem ser detalhadamente esclarecidos no Estatuto. Um exemplo deles é sobre as férias, questão que está regulamentada, mas não há especificação para caso haja três ou quatro férias vencidas, se tem que ser pago em dobro para o servidor.“Eu estou querendo que a gente faça um negócio meio ousado esse ano. Vamos fazer um convite, assim que esse trabalho for concluído, aos candidatos à Prefeitura de Araxá, para participarem de um debate com os servidores, e que eles assumam conosco o compromisso de valorização do servidor público. Acho que nós já ganhamos muito, e ainda tem muita coisa para ser feita, mas que a gente faça um bom trabalho”, finalizou o presidente do Sinplalto.