Legislativo realizou reunião solene de outorga do Mérito Legislativo Mariano Joaquim de Ávila nesta quarta-feira, 16. O prefeito Jeová Moreira da Costa, o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo, e o presidente do Sinplalto, Hely Aires, participaram do evento.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) participou da homenagem feita pela Câmara Municipal a ex-vereadores. O Legislativo realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira, 16, para homenagear 15 ex-vereadores com a outorga do Mérito Legislativo Mariano Joaquim de Ávila. A honraria leva o nome do primeiro presidente da Câmara Municipal e os homenageados são escolhidos pelos atuais vereadores. A reunião solene contou com a presença do prefeito Jeová Moreira da Costa e do vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira.
A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional por violeiros da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. Em seguida, os vereadores entregaram os diplomas aos homenageados e cederam suas cadeiras para que eles realizassem uma reunião ordinária.Os ex-vereadores ocuparam os lugares dos atuais vereadores no plenário e a reunião solene passou a ser presidida por Dirson Jacó. Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Rosa, cada ex-vereador apresentou um requerimento de interesse da comunidade. Os requerimentos serão apresentados em nome da Mesa Diretora do Legislativo na próxima reunião ordinária. O vereador Weliton Cardoso falou pela atual legislatura, enquanto que Jairo do Espírito Santo Brito discursou em nome dos ex-vereadores.
O ex-vereador por três mandatos e duas vezes presidente da Câmara, vice-prefeito Miguel Alves Ferreira Júnior defendeu os interesses de uma entidade assistencial da cidade. “A gente presencia e acompanha o sofrimento do Lar Ebenézer, porque as instalações são pequenas e não conseguem atender adequadamente os nossos idosos. E a gente se sente impotente em ver a situação e não poder resolver. Então o que eu fiz foi pedir à Codemig, que arrecada tanto na nossa terra, e hoje nós temos um vice-presidente lá que é um filho de Araxá, para a construção de uma sede decente para o Lar Ebenézer, para resolver de uma vez por todas essa questão”, defendeu.
Além de Dirson Jacó e Miguel Júnior, também foram homenageados Antonio Santos Oliveira, Raimundo Porfírio Dos Santos (Pratinha), Paulo Elias Campos, Jairo Do Espírito Santo Brito, Geraldo Florentino Cristino, José Maria Lemos, Barsanulfo Fernandes Da Silva, Kleber Pereira Valeriano, Jorge Feres, Rosa Helena Vilaça De Abreu, Rubens Sebastião Vasconcelos, Oredis Pereira Dos Santos e Valmir Alves da Costa.
Para o presidente da Casa, Carlos Roberto Rosa, o dia de homenagens foi extremamente proveitoso. “É um momento importante. Nós estamos fortalecendo o presente com o passado. Esses vereadores hoje estão tendo a oportunidade de trabalhar como vereadores, apresentar sugestões de requerimentos que serão aproveitados pelos atuais vereadores e encaminhados ao prefeito. Tivemos uma mesa formada por três ex-presidentes da Câmara. Então foi um bom momento”, disse Roberto, que lembrou que a escolha de 15 homenageados foi definida levando em conta o número antigo de vereadores, e que voltará a existir em 2013, já que foram apenas duas legislaturas com 10 cadeiras.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que a solenidade foi um dos melhores eventos políticos que já presenciou. “Essa foi uma grande homenagem feita pela Câmara Municipal, justa ao trabalho realizado por cada um desses ex-vereadores. Cada um teve a oportunidade de apresentar um requerimento, de relembrar sua trajetória política e contribui mais uma vez com o município. Não foi uma simples homenagem, um simples diploma. O Mérito Legislativo Mariano Joaquim de Ávila passou a ser um momento importante para a historia política de Araxá, uma data que será esperada anualmente por todos, vereadores, ex-vereadores, imprensa e comunidade. A atual Legislatura da Câmara Municipal deu mais uma grande contribuição para a população araxaense.”