A NCST marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) oficializou sua filiação à Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). Os contatos para filiação tiveram início durante as negociações do 1º Ciclo de Debates Sindicais de Minas Gerais que aconteceu em Araxá, no Hotel Pousada Dona Beja. O evento contou com a presença de várias lideranças do setor sindical. Dentre elas estavam: o Presidente da Nova Central de Minas Gerais, Antônio da Costa Miranda, que na ocasião representou o Presidente da Nova Central Nacional, José Calixto Ramos; o Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e Diretor Financeiro da Nova Central, João Domingos Gomes.
A Construção de uma nova central sindical dos trabalhadores foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Na fundação da NCST na capital do país, Brasília, uma grandiosa demonstração de unidade, organização e solidariedade escreveu uma nova história do Movimento Sindical Brasileiro. Atendendo à convocação das Confederações, trabalhadores dos mais diversos lugares do Brasil abriram caminho para um novo amanhecer com a criação de uma nova e verdadeira central: independente, classista e autônoma.
Assim, no dia 29 de junho de 2005 nasceu a Nova Central Sindical de Trabalhadores, a primeira Central com sede em Brasília e composta por 7 Confederações, 136 Federações, cerca de 3.000 sindicatos, e representando quase 12 milhões de trabalhadores em todo país. Defesa da unicidade sindical, da contribuição compulsória, do sistema confederativo de representação sindical, respeito ao artigo 8º da Constituição Federal, por um Brasil com emprego, desenvolvimento econômico e juros baixos.