Sinplalto, Casservi e Cosprema têm prestações de contas aprovadas em assembleia
De todo montante arrecadado, com mensalidades e convênios, 79% voltaram como benefício aos associados, os outros percentuais foram gastos com despesas administrativas, fiscais e tributárias
Em assembleia geral ordinária realizada na última sexta-feira, dia 5 de abril, o SINPLALTO, a CASSERVI e COSPREMA tiveram as contas referentes ao ano de 2022/2023 aprovadas de forma unânime pelos membros presentes. Durante a reunião ocorrida na ACIA, em Araxá MG, os relatórios financeiros e contábeis foram apresentados de maneira transparente, proporcionando uma visão clara da gestão dos recursos dessas organizações sindicais. Após uma análise minuciosa da arrecadação nos doze meses do ano passado, os membros demonstraram confiança na administração financeira das respectivas entidades que compõe o CAS, Centro de Atendimento ao Servidor, apresentados pela contadora Grace França Eduardo, ratificando a aprovação das contas.
Nos dias 03 e 04 de abril, respectivamente, os conselhos fiscais da COSPREMA, CASSERVI, e SINPLALTO estiveram reunidos com a equipe da empresa Atos Contabilidade, representada pelas contadoras Grace França Eduardo e Rafaela Starling, que apresentaram toda a documentação de cada entidade, acompanhadas dos balancetes. Após cada reunião as contas referentes aos anos de 2022 e 2023 foram aprovadas pelo conselho.
O presidente das entidades expressou gratidão aos membros pela participação ativa nas reuniões e assembleia, e pelo apoio contínuo à causa sindical. “A aprovação das contas reflete nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos dos nossos associados. Estamos comprometidos em promover os interesses e direitos dos trabalhadores, utilizando os recursos disponíveis de maneira eficaz e ética”, declarou Hely Aires.
As contas aprovadas serão agora registradas em cartório, seguindo os protocolos estabelecidos pelos respectivos estatutos de cada entidade, para garantir a integridade e a precisão dos registros financeiros, e depois será feita uma denúncia pra que haja investigação da prestação de contas da gestão anterior.
“Quando nós assumimos a contabilidade, em maio do ano passado, fomos tirar uma certidão no cartório de Araxá, pra saber o que está registrado da diretoria passado. Descobrimos que não tinha prestação de contas de alguns anos. Acessamos o site da Receita para saber sobre a prestação de contas, e não cumpriram a contabilidade com entradas e saídas”, esclarece Grace França, contadora.
Percentual de gastos
O balancete apresentado na Assembleia Geral Ordinária referente à CASSERVI (Caixa Assistencial Saúde Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá) apresentou um percentual de 71% de investimentos para a categoria. Nos relatórios apresentados do SINPLALTO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá) relata a utilização de 87% do valor arrecadado para benefícios da categoria.
Paulo Soares, falou na assembleia, representando todos os conselheiros fiscais, e ressaltou que “nunca teve tanta coisa boa e transparência das entidades para os servidores como tem agora”, e ele participou e acompanhou de perto uma das gestões anteriores da associação.