Sinplalto vai encaminhar um oficio de protesto ao prefeito Jeová Moreira da Costa e a Câmara Municipal de Araxá
Quatro vereadores foram a favor do veto (Márcio de Paula (PR), Garrado (PR), Pezão (PMDB) e Alexandre dos Irmãos Paula),(PR) e mantiveram a decisão do prefeito Jeová Moreira da Costa
O Sindicato dos Servidores Público Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) vai encaminhar um oficio de protesto ao prefeito Jeová Moreira da Costa e a Câmara Municipal de Araxá contra a manutenção do veto integral do prefeito Jeová Moreia da Costa ao projeto Ficha Limpa. Na reunião ordinária desta terça-feira, 3,quatro vereadores foram a favor do veto (Márcio de Paula, Garrado, Pezão e Alexandre dos Irmãos Paula) e mesmo a maioria sendo a favor da rejeição, 5 votos a 4, a decisão do Executivo foi mantida, já que proposta precisava de seis votos (maioria absoluta/um terço dos votos) para não ser rejeitada definitivamente.
A manutenção do veto contraria a votação pela aprovação unânime dos vereadores ao projeto por 8 votos a 0 (o vereador Pezão, não estava presente) em reunião promovida no último dia 10 de março. O projeto de lei de autoria da vereadora Lídia Jordã,(PP), veda a nomeação para o exercício dos cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública direta e indireta e dos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo de Araxá
Além de vedar nomeação de cônjuge, companheiro ou parente linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo (nepotismo), popularmente apelidada de Lei da Ficha Limpa no município
Projeto aprovado por unanimidade anteriormente é barrado pela base governista
De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, é postura de alguns vereadores é contra a moralidade e transparência no poder público. “É um absurdo! Os servidores público são completamente a favor do projeto, pois é uma demonstração de compromisso com a moralidade, de compromisso com a honestidade. temos ocupantes de cargo de chefia que não respeita o servidor como trabalhador e como ser humano. O que os vereadores Garrado e Márcio de Paula fizeram é inadmissível, pois eles mudaram de decisão. Eram a favor do projeto e para agradar o prefeito foram contra e inventaram inúmeros questionamentos que não tem qualquer fundamento.”
Segundo Hely, a manutenção do veto mostra a falta de credibilidade de alguns políticos. “Não podemos generalizar, pois temos ótimos nomes na Câmara Municipal. A maioria têm demostrado compromisso com o servidor, compromisso com a população araxense, mas alguns insistem em manchar uma Legislatura como está da Câmara para simplesmente agradar o prefeito. Vereador é representante do povo, não do prefeito!”
O presidente ressalta que um ofício será encaminhado ao Executivo e ao Legislativo. ainda esta semana, “Não podemos aceitar isso! O Sindicato não vai ficar calado mais! Nós cansamos, o servidor cansou! A partir de agora estamos atentos as questões que envolve a nossa categoria. Somos um numero significativo de servidores e temos que nós fazer ser ouvidos”, ressalta Hely.
Vereadores Mateus Vaz (DEM), José Maira Lemos Junior, Juninho da Farmácia (DEM), Marco Antônio Rios(PSDB), Weliton Cardoso(DEM), e Lídia Jordão(PP) votaram pela rejeição do veto.