

Uma reunião entre as diretorias dos dois sindicatos será realizada na próxima semana
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Perdizes estuda a possibilidade de unificar ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto). O presidente do Sinplalto, Hely Aires, esteve em Perdizes nesta terça-feira, 17, onde se reuniu com o presidente do sindicato local, Fernando Antônio Fraga. O encontro foi motivado pela situação de registro do sindicato de Perdizes ao Ministério do Trabalho e Emprego. O órgão se organizou há pouco tempo, mas apesar da documentação encaminhada ao governo federal ainda não conseguiu a liberação do registro e não tem poder de representatividade.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que um convite foi feito ao sindicato de Perdizes para que passe a fazer parte do projeto de mobilização dos sindicatos da região. “Queremos os sindicatos legalizados, fortes, em busca dos direitos do servidor. O Sindicato de Perdizes tem pouco mais de 60 filiados e não tem atendido a expectativa da categoria, já que a situação de registro não esta definida. Conseguir a liberação de atuação do Ministério do Trabalho não é fácil, por isto, estamos conversando sobre uma possível unificação. O nosso maior objetivo é união os sindicatos da região, com cada um tendo sua autonomia local, mas com o apoio dos outros sindicatos nas lutas cotidianas em defesa do servidor.”
Segundo Hely, a união dos sindicatos é uma tendência natural e irreversível. “Se o servidor unido no sindicato é mais valorizado, mais respeitado, porque os sindicatos não podem se unirem para também ficarem mais forte. Passamos uma filosofia para o servidor e temos que começar a implantá-la sindicalmente. Por exemplo, se todos os servidores dos municípios da região fizerem um movimento unificado em defesa dos seus interesses ou ate mesmo uma campanha para os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas prefeituras, teríamos mais de 15 mil trabalhadores cobrando um mesmo assunto. Nós íamos chamar a atenção da mídia local, estadual e até mesmo nacional. Mas de qualquer forma, a unificação é somente uma ideia de solução para os servidores de Perdizes. Se não for interesse da categoria, o Sinplalto vai dar todo o apoio juridico e sindical para que ele consiga seu registro o mais rápido possivel. O nosso objetivo é dar todo o apoio ao Sindicato de Perdizes, assim como estamos fazendo em Campos Altos. A região tem que fortalecer já “”, destaca o presidente do Sinplalto.