Presidente do Sinplalto e Diretor de Comunicação Social da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) foi condecorado com a Ordem do Mérito Legislativo
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e Diretor de Comunicação da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Hely Aires, e outros dois araxaenses, o empresário Ênio Braga de Araújo (Diretor da Rádio Cidade Araxá) e a jornalista Ana Paula Machado (Diretora-Presidente do Jornal Clarim), foram condecorados com a Ordem do Mérito Legislativo. O evento homenageou 240 pessoas e instituições de destaque nas suas áreas de atuação em 2013. A solenidade, realizada no Expominas nesta quinta-feira, 7, foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), e contou como orador oficial o governador Antonio Anastásia.
O evento fez homenagem aos 70 anos do conjunto arquitetônico da Pampulha, assim como a importância de ilustres mineiros para a história do País. Em seu pronunciamento, o governador Anastasia destacou o contexto brasileiro e mundial em que Juscelino Kubitschek, ao lado de personalidades eminentes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, entregou a Belo Horizonte e ao Brasil o complexo da Pampulha. “O mundo passava por momentos de dificuldade em 1943, com a 2ª Guerra Mundial, e o Brasil também não estava bem, sob os rigores da ditadura do Estado Novo. Nesse ambiente negativo, ainda havia esperança”, disse.
O governador também traçou um paralelo entre os artífices do conjunto arquitetônico da Pampulha e as personalidades signatárias do Manifesto dos Mineiros, que também completou 70 anos em 2013. “Há um ponto comum fundamental entre eles: o gosto pela liberdade, pela ousadia, pela criatividade e pela coragem”, comentou. Finalizando o seu discurso, Anastasia homenageou célebres mineiros, como Tiradentes, Felipe dos Santos, Teófilo Otoni e Tancredo Neves, para valorizar o papel de Minas Gerais na composição de forças políticas para a defesa e a luta pela liberdade.
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, agradeceu a indicação da honraria feita pelo deputado Bosco. “Quero agradecer o deputado pela indicação e principalmente reconhecimento do trabalho que estamos realizando no movimento sindical. As condições de trabalho dos servidores do nosso Estado ainda é muito delicado, com baixos salários, dificuldades de negociação da Data-Base, assedio moral, falta de equipamentos de segurança, dentre outros. No âmbito nacional temos dado apoio e suporte as bandeiras da Nova Central e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), como por exemplo, a luta contra a PL. 4330 que trata da terceirização do trabalho. Essa honraria só aumenta nossa responsabilidade no movimento sindical e o nosso compromisso com os servidores públicos”, ressalta o sindicalista.
Ordem do Mérito
A honraria, criada pela Resolução 2.778, de 1982, é constituída de três graus: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Entre os agraciados com a ordem, estão o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), o deputado estadual Mário Henrique Caixa (PCdoB); o secretário de Estado de Saúde de Minas, Antônio Jorge de Souza Marques; a Defensoria Pública mineira; e o presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais, Roberto Simões. Também foram homenageados prefeitos, militares, magistrados, vereadores, empresários, artistas, jornalistas, atletas e lideranças de outros setores da sociedade civil.
Ao final da solenidade, o Trio Amaranto apresentou as músicas “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim, e “Carta Aberta”, de Flávio Henrique e Chico Amaral. O trio ainda foi o responsável pela apresentação do hino nacional.